Banca de DEFESA: IGOR LUIZ DE PAULA

DISCENTE : IGOR LUIZ DE PAULA
DATA : 22/07/2022
LOCAL: Campus Blumenau

OS ELEMENTOS DE ÊXITO PARA A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS BLUMENAU – SC ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS
CULTURAS ESCOLARES

Permanência; Ensino Médio Integrado; Evasão escolar; Educação Profissional

O trabalho é o resultado de pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do campus Blumenau do Instituto Federal

Catarinense (IFC), inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos na EPT e que teve por objetivo, através do resgate de elementos da memória e levantamento de informações, indicar quais agentes e práticas foram motivadoras da permanência dos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFC – Campus Blumenau. Aborda também a importância dos projetos de vida e as expectativas em relação ao futuro, presentes nas trajetórias dos estudantes. A pesquisa demonstrou que sujeitos como professores, pais/responsáveis trazem a segurança e o acolhimento aos jovens nas suas jornadas e contribuem significativamente na realização ou mudanças das trajetórias traçadas em seus projetos vida, refletidas na permanência nos dois cursos e consequente superação dos desafios que abarcam essa fase da vida. A partir dos dados coletados foi elaborado e aplicado o produto educacional: Ensino Médio Integrado: Abordagem sobre os elementos de permanência dos Estudantes dos cursos do IFC – Campus Blumenau.

Externo à Instituição - DANIEL LUIZ STEFENON - UNICENTRO
Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO