A PERCEPÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DO IFC SOBRE A CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DOS IFs
Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais;Técnico Administrativo em Educação
Este artigo é desfecho da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Nossa pesquisa se justifica diante da necessidade e importância de pensar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da escala que a viabiliza ser realizada e que na maioria das vezes não é compreendida e nem se compreende como parte do processo de pesquisa, extensão, ensino. Trata-se da escala dos processos administrativos e educacionais realizados por Técnico-administrativos em Educação (TAEs) em espaços estranhos ao do cotidiano formal da relação ensino-aprendizagem, ou seja, estranhos à sala de aula e à produção da pesquisa e extensão em suas formas práticas. Para isso definimos como objetivo geral conhecer a percepção dos TAEs do Instituto Federal Catarinense (IFC) dos Campi Concórdia, Blumenau e da Reitoria, acerca da concepção pedagógica da Instituição. Metodologicamente nos propomos realizar pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, cujos objetivos são exploratórios/explicativos e o procedimento técnico situa-se no campo do estudo de caso. A pesquisa subsidiou a elaboração do Produto Educacional(PE) que titulamos de Guia de leitura crítica para PPPs de IFs. O PE foi avaliado por TAEs lotados nos Campi Concórdia, Blumenau e da Reitoria, consideramos que o produto cumpriu o papel de estimular o debate e o interesse pelo documento em questão pela categoria funcional objeto desta pesquisa. E concluímos que o TAE que pode ser considerado um educador é aquele que compreende o produto da sua ação laboral cotidiana no âmbito da sua instituição. Ele conhece a instituição e os processos que a constituiu, os conflitos e interesses em jogo, cujas contradições e choques desigual de forças resultaram na forma que caracteriza a instituição.