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Banca de DEFESA: MAYSA EICHNER DA SILVA BAZANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYSA EICHNER DA SILVA BAZANA
DATA : 27/06/2022
HORA: 08:30
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

Concepção Pedagógica dos Intitutos Federais: A percepção dos Técnicos Adminsitrativos em Educação


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; Institutos Federais;Técnico Administrativo em Educação

 


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Este artigo é desfecho da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”. Nossa pesquisa se justifica diante da necessidade e importância de pensar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da escala que a viabiliza ser realizada e que na maioria das vezes não é compreendida e nem se compreende como parte do processo de pesquisa, extensão, ensino. Trata-se da escala dos processos administrativos e educacionais realizados por Técnico-administrativos em Educação (TAEs) em espaços estranhos ao do cotidiano formal da relação ensino-aprendizagem, ou seja, estranhos à sala de aula e à produção da pesquisa e extensão em suas formas práticas. Para isso definimos como objetivo geral conhecer a percepção dos TAEs do Instituto Federal Catarinense (IFC) dos Campi Concórdia, Blumenau e da Reitoria, acerca da concepção pedagógica da Instituição. Metodologicamente nos propomos realizar pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, cujos objetivos são exploratórios/explicativos e o procedimento técnico situa-se no campo do estudo de caso. A pesquisa subsidiou a elaboração do Produto Educacional(PE) que titulamos de Guia de leitura crítica para PPPs de IFs. O PE foi avaliado por TAEs lotados nos Campi Concórdia, Blumenau e da Reitoria, consideramos que o produto cumpriu o papel de estimular o debate e o interesse pelo documento em questão pela categoria funcional objeto desta pesquisa. E concluímos que o TAE que pode ser considerado um educador é aquele que compreende o produto da sua ação laboral cotidiana no âmbito da sua instituição. Ele conhece a instituição e os processos que a constituiu, os conflitos e interesses em jogo, cujas contradições e choques desigual de forças resultaram na forma que caracteriza a instituição. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
Externa à Instituição - MARILANE MARIA WOLFF PAIM - UFFS
Notícia cadastrada em: 26/05/2022 11:23
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