Título provisório do trabalho: Educação Profissional na Rede Estadual de Santa Catarina: Do Ensino Médio Integrado ao Novo Ensino Médio
Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Novo Ensino Médio. Rede Estadual de Ensino. Currículo Integrado.
O Novo Ensino Médio instituído pela Lei 13.415/2017, determinou mudanças expressivas para a última etapa da educação básica, exigindo a adequação dos currículos dos diferentes Sistemas de Ensino. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender as implicações da Reforma do Ensino Médio com relação à Educação Profissional nesta etapa de ensino, mais especificamente na modalidade de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na rede estadual de Santa Catarina a partir das percepções de gestores e docentes. Como fundamentação teórica, parte-se de autores que discutem a modalidade de Ensino Médio Integrado a partir da concepção de formação humana integral e currículo integrado tais como Frigotto, Ciavatta e Ramos. A metodologia a ser utilizada será de abordagem qualitativa, podendo ser classificada como uma pesquisa exploratória. Os dados serão coletados por meio de entrevista semiestruturada com gestores e questionário com professores de ensino médio que atuam na rede estadual de Santa Catarina. Ainda, será utilizada a pesquisa documental para levantamento de dados sobre a oferta de Ensino Médio Integrado nesta rede de ensino. A partir da análise interpretativa dos dados coletados será desenvolvido um produto educacional que poderá contribuir com as escolas que ofertam o itinerário de educação técnica e profissional no Novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Este projeto está inserido na linha de pesquisa “Práticas Educativas em EPT”, no “Macroprojeto 3: Práticas Educativas no Currículo Integrado”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).