O “Novo” Ensino Médio e o Mundo do Trabalho: um estudo sobre o componente curricular Projeto de Vida
em uma escola da rede estadual de Santa Catarina
Educação Profissional e Tecnológica. Novo Ensino Médio. Projeto de Vida. Mundo do
trabalho. Currículo.
O projeto proposto, vinculado na linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e
Tecnológica” no “Macroprojeto de Práticas Educativas no Currículo Integrado”, do Mestrado Profissional de
Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objeto de investigação o componente curricular
Projeto de Vida no Novo Ensino Médio. Por meio da pesquisa busca-se compreender as concepções que
norteiam o componente curricular Projeto de Vida e como este pode contribuir para uma formação que se
articule com o mundo do trabalho, culminando no desenvolvimento de um produto educacional. Para isso
aprofundaremos o estudo da legislação que norteia o Novo Ensino Médio, os conceitos de trabalho e formação
integral e caracterização da juventude enquanto uma categoria histórica. A pesquisa será desenvolvida em uma
escola piloto do Novo Ensino Médio da rede estadual de Santa Catarina, localizada no Médio Vale do Itajaí. A
metodologia a ser utilizada será de abordagem qualitativa, podendo ser classificada como um estudo de caso.
Os dados serão coletados por meio de fontes documentais e aplicação de entrevistas com docentes que atuam
no respectivo componente curricular, além de observação dos momentos de reunião de planejamento e das
aulas ministradas pelos docentes do Projeto de Vida. A partir da pesquisa espera-se contribuir com a reflexão
sobre o Novo Ensino Médio, os limites e as possibilidades dessa política, partindo do contexto de
desenvolvimento da política em uma escola-piloto.