Banca de QUALIFICAÇÃO: TAIRA FRANCIELE SKERKE

DISCENTE : TAIRA FRANCIELE SKERKE
DATA : 02/06/2022
LOCAL: IFC - CAMPUS BLUMENAU

A Avaliação no Desenho Universal da Aprendizagem: Caminhos para a Formação Integral na Educação Profissional e Tecnológica

Avaliação da Aprendizagem; Desenho Universal da Aprendizagem; Formação Humana Integral; Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Esta pesquisa visa dialogar com 40 professores que atuam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no câmpus Gaspar do IFSC, tanto os da área de formação geral como os docentes das áreas técnicas específicas – química e informática, sobre as temáticas avaliação da aprendizagem e Desenho Universal da Aprendizagem. Nós queremos investigar como esses professores avaliam a aprendizagem dos seus estudantes e, considerando o contexto de produção em que estão inseridos, compreender se eles conhecem os fundamentos da avaliação formativa e mediadora da aprendizagem, e se contemplam princípios do Desenho Universal da Aprendizagem ao selecionar recursos e estratégias para avaliar a aprendizagem dos alunos. estudantes. Selecionou-se a avaliação formativa e mediadora (LUCKESI, 2000; HOFFMANN, 2009) como perspectiva teórica para discutir a avaliação escolar. E, ao abordar o tema educação inclusiva, exploraremos as possibilidades do Desenho Universal da Aprendizagem (BÖCK, 2019) a partir do Modelo Social da Deficiência. Esta pesquisa é caracterizada como de natureza aplicada; abordagem qualitativa; com delineamento técnico em estudo de caso; e de propósito exploratório e descritivo. Este estudo também possui como proposta o desenvolvimento, aplicação e avaliação de um produto educacional que consistirá na organização de um curso estruturado no modelo Online Aberto e Massivo (MOOC) sobre a avaliação da aprendizagem a partir das contribuições do DUA, destinado a professores de cursos de ensino médio integrado à educação profissional.

Presidente - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM