Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE IOP CAPELETO

DATA : 03/06/2022
LOCAL: IFC - CAMPUS BLUMENAU

A PERCEPÇÃO DA CULTURA ESCOLAR NO MEIO DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Cultura Escolar. Audiovisual. Instituto Federal. Educação Profissional e Tecnológica.

A cultura escolar desperta a curiosidade de pesquisadores pelas peculiaridades que cercam o universo da escola, ainda mais em uma época tão desafiadora como foi a da pandemia do Covid-19. O estado pandêmico obrigou as escolas a suspenderem suas atividades presenciais, proporcionando aos alunos uma nova modalidade de ensino, as atividades de ensino remoto. Diante disso, a comunicação de forma descontraída passou a ser obrigatória no dia-dia escolar, acarretando impactos nas dinâmicas culturais que os alunos desenvolvem. A obrigatoriedade fez de uma ferramenta socializadora, espontânea para um retrato virtual das relações estabelecidas ora na presencialidade do espaço escolar. Entretanto, oportuniza-se investigar em que medida a inserção das atividades web transpuseram a realidade da cultura escolar. Seria possível encontrar elementos da cultura escolar em tempos de atividade de ensino remota (AER)? Entende-se que sim e é possível identificar essa transposição de cultura (do real para o virtual) através de um produto audiovisual. Mesmo diante de um formato mais convencional (curtasmetragens), os produtos proporcionarão visões e percepções acerca da cultura escolar, principalmente dentro de um espaço de educação profissional e tecnológica (EPT). A presente pesquisa busca discutir a cultura escolar nesse ambiente web a partir da percepção dos alunos do primeiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal Catarinense - Campus São Francisco do Sul.

Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Externo à Instituição - FERNANDO DE OLIVEIRA AMORIM
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 02/05/2022 11:20