CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREIA MATILDE BOTTAMEDI BAMBINETTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDREIA MATILDE BOTTAMEDI BAMBINETTI
DATA : 20/05/2022
HORA: 15:30
LOCAL: IFC-CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

O CONSELHO DE CLASSE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: a compreensão dos docentes, equipe pedagógica e educandos, numa perspectiva de formação integral


PALAVRAS-CHAVES:

Conselho de Classe, Ensino Médio Integrado, Formação Integral, Educação Profissional e Tecnológica, Avaliação.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

A pesquisa em andamento, gravita em torno do tema Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado nos cursos técnicos de Química e de Informática do Campus Brusque do IFC, visando o resgate da importante função desse órgão que muito pode contribuir no processo en-sino-aprendizagem dos sujeitos, numa perspectiva da formação integral. A delimitação do tema deu-se a partir do contexto profissional da pesquisadora, que atua no Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional (SISAE) e no Núcleo Pedagógico (NuPe), instâncias que participam diretamente no planejamento, organização e execução desse espaço. Visando compreender melhor a temática proposta, bem como a análise de sua primordial função no que tange a construção do conhe-cimento preconizado, foram estabelecidos seis objetivos, sendo um geral e quatro específicos. O ob-jetivo geral desta pesquisa é analisar a visão dos docentes, da equipe pedagógica e dos educandos do Campus Brusque do Instituto Federal Catarinense sobre a função do Conselho de Classe do Ensino Médio Integrado. Os objetivos específicos são: Mapear os conhecimentos da equipe pedagógica, dos docentes e dos educandos do ensino médio integrado, no Campus Brusque, acerca do Conselho de Classe; Identificar as diferenças e convergências entre as percepções dos sujeitos da pesquisa sobre o Conselho de Classe, levando em consideração as especificidades de cada categoria de respondentes; Relacionar o referencial teórico, a legislação vigente e o conhecimento dos sujeitos de pesquisa sobre a função do Conselho de Classe; Descrever e fundamentar a concepção de Conselho de Classe coe-rente com a proposta de Ensino Médio Integrado em Educação Profissional e Tecnológica e; Elaborar um produto educacional – Formação Pedagógica - que, a partir da reflexão teórico-prática fomente a discussão coletiva acerca da organização e prática do Conselho de Classe. De acordo com o Art. 193, da Organização Didática do IFC, o Conselho de Classe do Ensino Médio Integrado é constituído, no mínimo, pela Coordenação Geral de Ensino (CGE), Coordenações dos Cursos e docentes que atuam nas respectivas turmas do Ensino Médio Integrado; representante do NUPE; representante do SISAE; e representantes estudantis das turmas dos cursos envolvidos no Conselho de Classe. Além da pes-quisadora, esta pesquisa tem como sujeitos envolvidos o grupo de docentes do Ensino Médio Inte-grado, a equipe pedagógica e os educandos do Ensino Médio Integrado, das turmas de Química e Informática, do IFC Campus Brusque. Quanto aos instrumentos utilizados, serão aplicadas entrevistas semiestruturadas, que seguirão um roteiro elaborado previamente, mas dando flexibilidade à sequên-cia de perguntas (ZANELLA, 2013). As mesmas, terão como foco os relatos que externalizam a compreensão dos sujeitos da pesquisa sobre a função do Conselho de Classe no Ensino Médio Inte-grado à Educação Profissional e Tecnológica. Os dados produzidos e analisados à luz do referencial teórico serão a base a partir da qual será elaborado o produto educacional. O produto educacional será uma Formação Pedagógica que, neste projeto é compreendida como conjunto de encontros articula-dos entre si, nos quais a partir da apresentação dos resultados desta pesquisa, serão realizadas rodas de conversa que buscarão relacionar o vivido (prática) com o referencial teórico a partir de temas pré-selecionados, relacionados à temática principal. A proposta tem a intenção de provocar reflexão e construção coletiva de conhecimento sobre o Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - INGE RENATE FROSE SUHR
Presidente - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Interna - 1813398 - VIVIANE GRIMM
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 08:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04