Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIRA CAMBRAIA ROCHA

DISCENTE : MAIRA CAMBRAIA ROCHA
DATA : 13/05/2022
LOCAL: IFC-CAMPUS BLUMENAU

REFLEXÕES ACERCA DAS INFLUÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE EPT NOS PLANOS DE ENSINO DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - IFC

Instituto Federal Catarinense; Educação Profissional e Tecnológica; Ensino Médio Integrado; Plano de Ensino; Cultura Escolar

O presente estudo propõe-se a compreender como as influências teóricas presentes nas produções bibliográficas dos docentes de História do IFC ecoam em seus planos de ensino para turmas do ensino médio integrado, tendo como recorte temporal os anos de 2008 a 2020 para levantamento das produções bibliográficas dos docentes e para análise dos planos de ensino, serão considerados os planos elaborados após a diretriz do ensino médio do IFC. Trata-se de uma pesquisa que gravita em torno da temática história e memória da Educação Profissional e Tecnológica – EPT. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e quanto aos objetivos, é classificada como exploratória. A coleta de dados será realizada primeiramente, através da aplicação de questionários aos docentes de História do IFC, a fim de garimpar informações necessárias para subsidiar o acesso às suas produções, e basear-se-á em revisão bibliográfica e análise documental. Produzir um diálogo acerca dos referenciais teóricos evidenciados nas dissertações, teses e artigos dos docentes, sobre história e memória da EPT e, por conseguinte, verificar a aplicabilidade desses referenciais nos seus planos de ensino de História para o Ensino Médio Integrado do IFC, faz-se relevante, pois a principal propositura deste estudo é gerar reflexão, deste modo, o docente poderá repensar seus planejamentos concernentes a EPT e consequentemente sua prática em sala de aula.

Externo à Instituição - VOLMIR VON DENTZ
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Presidente - 2302970 - SIMAO ALBERTO
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 15:45