Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO DARLAN HERPICH

DISCENTE : MARCELO DARLAN HERPICH
DATA : 02/06/2022

A Economia da Cultura na Área da Música na Educação Profissional

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Economia da Cultura, Música

O presente estudo pretende investigar a Economia da Cultura na área da música. A pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se, da ótica de sua natureza, como aplicada, e, quanto aos seus objetivos, como exploratória. Inclui atividade de pesquisa bibliográfica e documental, com a realização de um estudo de campo para a coleta de dados. A amostragem deste estudo foi delimitada a partir do tipo não-probabilístico, por acessibilidade e conveniência, definindo-se, como participantes da pesquisa, dois professores do componente curricular de Artes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio dos campi Blumenau e Brusque do Instituto Federal Catarinense, bem como 10 alunos de cada professor, totalizando, assim, 22 participantes. No estudo de campo, serão aplicados questionários abertos com os alunos e professores. Do mesmo modo, serão realizadas entrevistas semiestruturadas para analisar as percepções dos professores sobre a Economia da Cultura na área da música, bem como para verificar de que forma o tema dessa pesquisa é trabalhado nas aulas de Artes. Com base na análise dos dados e do desenvolvimento do estudo, será elaborado e aplicado um produto educacional (PE) na forma de sequência didática (SD). Para a avaliação do referido PE, realizar-se-á observação direta das atividades, em que o pesquisador assistirá às aulas ministradas pelos professores quando da aplicação da SD, bem como entrevista semiestruturada com os professores e sessão de grupo focal com os alunos. Espera-se que este estudo contribua para a formação integral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.

Externo à Instituição - JOÃO RANDOLFO PONTES - UFSC
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Presidente - 3104244 - RODRIGO SCHAEFER