Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE LUIS MACHADO

DISCENTE : JOSE LUIS MACHADO
DATA : 02/06/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

Concepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio Integrado do IFC-Brusque

Currículo Integrado; Educação Integral; Avaliação da Aprendizagem; Educação Profissional e Tecnológica

Os projetos pedagógicos dos cursos integrados do IFC-Brusque apresentam, como parâmetro curricular, o conceito de avaliação contínua e cumulativa da aprendizagem. Concepção esta que coloca ênfase nos aspectos qualitativos, além de apontar a possibilidade do uso de variadas técnicas de avaliação. Desta forma, é prerrogativa do docente, em sua disciplina de atuação, a escolha das técnicas e dos modelos a serem utilizados. O currículo integrado proposto pelos Institutos Federais preconiza uma prática pedagógica que, com base em uma lógica dialógica da formação do estudante, possibilite a compreensão do humano como agente ativo na construção de seu conhecimento. Nesse sentido, este projeto pretende investigar as concepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado do IFC-Brusque, assim também desenvolver uma sequência didática que sirva como referencial a novos modelos de avaliação da aprendizagem. Desse modo, a seguinte pergunta de pesquisa foi elaborada: quais são as concepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes no Ensino Médio Integrado do IFC-Brusque? Para responder esse questionamento, serão utilizados os seguintes métodos de pesquisa: aplicação de questionários, realização de entrevistas, coleta de informações perceptivas do pesquisador mediante a utilização de diários reflexivos e, finalmente, elaboração do Produto Educacional. Espera-se que o presente projeto contribua para o debate a respeito das práticas avaliativas da aprendizagem dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica.

Externa à Instituição - CHRISTIANE HEEMANN
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES
Presidente - 3104244 - RODRIGO SCHAEFER