Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLEI WOSNIAK

DISCENTE : VANDERLEI WOSNIAK
DATA : 13/05/2022

PROTAGONISMO DISCENTE NO CEDUP HERMANN HERING – BLUMENAU/SC: o papel do grêmio estudantil na gestão da escola.

Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Democrátca, Grêmio Estudantil, Juventude, Movimento Estudantil.

Este trabalho apresenta pesquisa em andamento que trata do papel do grêmio estudantil (GE) na gestão do CEDUP Hermann Hering, na cidade de Blumenau no estado de Santa Catarina.Ao reconhecer a importância histórica dos movimentos estudantis, nossa pesquisa busca construir um caminho para identificar a atuação do Grêmio Estudantil do Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH), Blumenau-SC, enquanto manifestação do protagonismo estudantil na gestão da escola. Interessa-nos verificar a participação estudantil no CEDUPHH – Blumenau/SC no fazer cotidiano da escola, como também, se apropriar da história da organização estudantil nesta unidade escolar. O objetivo geral da pesquisa é identificar a atuação do GE do CEDUPHH enquanto manifestação do protagonismo estudantil na gestão da escola e apresenta como objetivos específicos: a) compreender as determinantes da constituição do CEDUPHH; b)identificar e compreender a perspectiva dos atores e agentes da escola, quanto às possibilidades de atuação e protagonismo estudantil; c)identificar e discutir a atuação dos estudantes nos colegiados da escola e; d)produzir e aplicar produto educacional na forma de cartilha, que estimule e problematize o protagonismo estudantil por meio da organização de Grêmios. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental busca compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes da participação dos estudantes envolvidos e identificar os seus protagonismos por meio da ocupação dos espaços de representação da escola. A abordagem aos sujeitos da pesquisa será realizada por meio de questionário e de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos que atuam no espaço escolar objeto do presente estudo (estudantes, gestão e docentes) serão submetidos a questionários com o fito de nos apropriarmos de suas percepções acerca do problema da pesquisa. Enquanto os sujeitos que protagonizaram a prática do movimento estudantil secundarista em Blumenau em tempos pretéritos, serão submetidos a entrevistas semiestruturadas, com a intencionalidade de construirmos um caminho pavimentado para futuros pesquisadores que queiram se debruçar sobre o tema, diante da significativa ausência de pesquisas e informações, acreditamos que ouvir fontes primárias seja fundamental. Pretende-se como produto educacional produzir uma cartilha, que possa contribuir como ferramenta de apoio ao grêmio estudantil, com o objetivo de estimular a reflexão e ação dos estudantes em buscar caminhos possíveis para uma formação integral.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo ao Programa - 1683508 - FERNANDO JOSE TAQUES
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externa ao Programa - 1778902 - SARA NUNES