CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDERLEI WOSNIAK

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDERLEI WOSNIAK
DATA : 13/05/2022
HORA: 20:00
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU
TÍTULO:

PROTAGONISMO DISCENTE NO CEDUP HERMANN HERING – BLUMENAU/SC: o papel do grêmio estudantil na gestão da escola.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica, Gestão Democrátca, Grêmio Estudantil, Juventude, Movimento Estudantil.

 


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Este trabalho apresenta pesquisa em andamento que trata do papel do grêmio estudantil (GE) na gestão do CEDUP Hermann Hering, na cidade de Blumenau no estado de Santa Catarina.Ao reconhecer a importância histórica dos movimentos estudantis, nossa pesquisa busca construir um caminho para identificar a atuação do Grêmio Estudantil do Centro de Educação Profissional Hermann Hering (CEDUPHH), Blumenau-SC, enquanto manifestação do protagonismo estudantil na gestão da escola. Interessa-nos verificar a participação estudantil no CEDUPHH – Blumenau/SC no fazer cotidiano da escola, como também, se apropriar da história da organização estudantil nesta unidade escolar. O objetivo geral da pesquisa é identificar a atuação do GE do CEDUPHH enquanto manifestação do protagonismo estudantil na gestão da escola e apresenta como objetivos específicos: a) compreender as determinantes da constituição do CEDUPHH; b)identificar e compreender a perspectiva dos atores e agentes da escola, quanto às possibilidades de atuação e protagonismo estudantil; c)identificar e discutir a atuação dos estudantes nos colegiados da escola e; d)produzir e aplicar produto educacional na forma de cartilha, que estimule e problematize o protagonismo estudantil por meio da organização de Grêmios. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental busca compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes da participação dos estudantes envolvidos e identificar os seus protagonismos por meio da ocupação dos espaços de representação da escola. A abordagem aos sujeitos da pesquisa será realizada por meio de questionário e de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos que atuam no espaço escolar objeto do presente estudo (estudantes, gestão e docentes) serão submetidos a questionários com o fito de nos apropriarmos de suas percepções acerca do problema da pesquisa. Enquanto os sujeitos que protagonizaram a prática do movimento estudantil secundarista em Blumenau em tempos pretéritos, serão submetidos a entrevistas semiestruturadas, com a intencionalidade de construirmos um caminho pavimentado para futuros pesquisadores que queiram se debruçar sobre o tema, diante da significativa ausência de pesquisas e informações, acreditamos que ouvir fontes primárias seja fundamental. Pretende-se como produto educacional produzir uma cartilha, que possa contribuir como ferramenta de apoio ao grêmio estudantil, com o objetivo de estimular a reflexão e ação dos estudantes em buscar caminhos possíveis para uma formação integral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo ao Programa - 1683508 - FERNANDO JOSE TAQUES
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externa ao Programa - 1778902 - SARA NUNES
Notícia cadastrada em: 30/03/2022 10:05
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-05.sig.ifc.edu.br.sigaa05