Banca de QUALIFICAÇÃO: NILSON DE SOUZA LEAL

DISCENTE : NILSON DE SOUZA LEAL
DATA : 22/04/2022
LOCAL: CAMPUS BLUMENAU

Movimento Negro. Lei 10.639/03. Educação integral. Currículo.

A pesquisa “PARA ALÉM DO DIA VINTE DE NOVEMBRO: A implementação da lei 10.639/03 nos campi Gaspar e Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina”, pretende contribuir com a investigação das interseções entre a educação Profissional e Tecnológica, as relações étnico raciais e a realidade histórica que permeia relações sociais, que no Brasil são marcadas por grandes desigualdades, percebidas e reproduzidas na diferenciação da educação ofertada para as classes trabalhadoras e a ofertada para a classe dirigente. A Lei 10.639/03 determina que o ensino de História da África e dos africanos seja obrigatoriamente incluído no conteúdo do currículo da educação básica brasileira é importante marco das lutas de movimentos sociais; em especial o Movimento Negro Unificado (MNU), expressão da luta antirracista dos últimos 45 anos no Brasil. O estudo da implementação da referida Lei e a inclusão nos currículos escolares de temas relativos ao passado escravista brasileiro é território de disputa nos currículos, que reflete a realidade social na qual a escola está inserida. Ancorado no método materialista histórico-dialético de análise da realidade, pretende-se apreender, pelos discursos dos participantes da comunidade escolar do Ensino Médio Integrado dos campi Gaspar e Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina, como se concretizam as práticas educativas referentes ao tema ora em análise.

Externa à Instituição - SILVANE APARECIDA DA SILVA
Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO