Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANA GASPODINI COLDEBELLA

DISCENTE : ELIANA GASPODINI COLDEBELLA
DATA : 29/04/2022

A percepção docente sobre o processo de educação inclusiva de Pessoas com Deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades e Superdotação nos Cursos Técnicos Integrado do Instituto Federal Catarinense - Campus Blumenau

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Educação Inclusiva,
Docente.

Pensar o currículo no processo de inclusão escolar nos remete a reflexão sobre a diversidade no ambiente escolar e a oferta de um ensino e aprendizagem de qualidade para os alunos. Sendo assim, a pesquisa
tem como objetivo geral compreender a percepção dos docentes sobre o processo de inclusão de alunos com Deficiência, TGD e AH/SD nos Cursos Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFC Campus Blumenau. Como base para a fundamentação teórica, realizamos uma revisão de literatura em artigos científicos, monografias, teses e dissertações, livros, entre outros, e a leitura exploratória, sendo efetuada a definição dos textos de melhor relevância para a pesquisa. A metodologia conta com uma abordagem ualitativa e para a coleta de dados realizaremos uma pesquisa de campo por meio de entrevista estruturada, estabelecendo como sujeito da pesquisa 10 (dez) professores que trabalham ou já trabalharam com alunos com deficiência, TGD e AH/SD incluídos no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau. Entrevistaremos também a servidora responsável pelo AEE. Após a análise e interpretação das informações coletadas, elaboraremos um produto educacional no formato de e-book, cujo conteúdo tomará como ase a investigação realizada. Entendemos que a realização desta pesquisa poderá auxiliar o trabalho pedagógico e a formação integral do estudante da Educação Profissional e Tecnológica – EPT com deficiência, TGD e com AH/SD, visto que será publicado o e-book e e o mesmo será apresentado à instituição pesquisada, podendo proporcionar uma análise sob condições reais do processo inclusivo. Por fim, este projeto coaduna com a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, estando situada dentro do “Macroprojeto 2” Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT.

Externa à Instituição - ANA PAULA ZERBATO - USP
Externa ao Programa - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE
Presidente - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Interna - 1411767 - JULIENE DA SILVA MARQUES