Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSIANE MAGALHAES DE LIMA

DATA : 01/04/2022
LOCAL: BLUMENAU

REFLEXOS: CULTURA ESCOLAR DO IFC BLUMENAU A PARTIR DA ANÁLISE FOTOGRÁFICA

Cultura escolar. História das instituições escolares. Fotografia. Educação profissional e tecnológica. Institutos Federais.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a cultura escolar do IFC Campus Blumenau a partir da análise das fotografias que envolvem os estudantes do ensino médio integrado aos cursos técnicos, em espaços coletivos do campus, entre os anos de 2012 e 2021. Por isso, buscará identificar os traços culturais e, a partir deles, organizar uma narrativa histórica do campus com intuito de preservar as memórias coletivas deste público, visto que este resgate ainda não foi realizado na instituição. As fotografias do acervo institucional e de acervos particulares dos servidores serão os documentos de estudo para identificar as características da cultura escolar. As imagens serão selecionadas e analisadas semioticamente. Como parte da pesquisa, o produto educacional desenvolvido será uma exposição fotográfica composta pelas imagens que representem as principais características da cultura escolar do IFC Campus Blumenau. A organização e validação da exposição serão desenvolvidas em parceria com um grupo de estudantes convidados para participar da pesquisa. Além de contribuir para a construção da narrativa histórica e a preservação da memória coletiva, a exposição será um instrumento para ampliar a percepção de como a fotografia e a cultura escolar podem ser usadas como um método de ensino em diferentes disciplinas do currículo do ensino médio integrado. Ainda, outras formas de abordagem sobre as fontes e a história das instituições, principalmente pelo fato da educação profissional ser uma proposta de educação integrada. Enquanto metodologia, a pesquisa será de natureza básica, abordagem qualitativa e, referente  aos objetivos e o ponto de vista dos procedimentos técnicos adotados, será uma pesquisa descritiva, documental e participante.

Externo à Instituição - THIAGO DE FARIA E SILVA
Interno - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO