Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA REGINA BACK

DISCENTE : FLAVIA REGINA BACK
DATA : 16/03/2022
LOCAL: BLUMENAU

HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DO IFC CAMPUS IBIRAMA: OLHARES  A PARTIR DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

História das Instituições Escolares, Memória, Cultura Escolar, Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal Catarinense.

Este trabalho apresenta pesquisa em andamento que trata da investigação sobre a implantação de uma unidade de oferta de educação profissional e tecnológica na cidade de Ibirama no estado de Santa Catarina, a partir do processo de transição do espaço físico do antigo Colégio Hamônia para o Instituto Federal Catarinense - IFC. A cidade de Ibirama foi fundada em 1897 pela Sociedade Colonizadora Hanseática e reconhecida como município em 1934, tem população estimada em 19.238 habitantes (IBGE, 2021), tendo como principais atividades econômicas a agricultura, o comércio, a confecção de têxteis, pequenas e médias empresas e o setor moveleiro. O IFC campus Ibirama, funciona no prédio do antigo Colégio Hamônia. Nesta unidade escolar o IFC oferta educação profissional e tecnológica por meio dos cursos técnicos em Administração, Informática e Vestuário; superior em Tecnologia em Design de Moda e das pós-graduações em Educação e Moda. O objetivo geral da pesquisa é construir uma história sobre o processo de implantação do IFC campus Ibirama, entre os anos de 2010 e 2015, a partir da perspectiva dos profissionais de educação e apresenta como objetivos específicos: a) identificar o contexto da história da Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, no momento da criação do IFC campus Ibirama; b) investigar junto ao IFC campus Ibirama, Colégio Hamônia e Arquivo Público Municipal de Ibirama, documentos e registros que possam ser relacionados com o período de criação da instituição; c) construir o relato histórico da Instituição, através de produto educacional no formato de tour virtual. A pesquisa busca construir uma narrativa histórica da instituição escolar por meio do resgate de memórias, transpassadas com levantamento documental bibliográfico, para compreender o processo da implantação da Instituição e situá-la na história da RFEPCT no Brasil. Trata-se de pesquisa básica, com abordagem qualitativa. A pesquisa bibliográfica e documental será desenvolvida na perspectiva da história das instituições escolares e da cultura escolar, a partir da análise dos documentos. Também serão realizadas entrevistas com os profissionais da educação que atuaram na instituição de 2010 a 2015, o que permite à pesquisadora obter informações que não são encontradas nos documentos. A análise de conteúdo será a abordagem metodológica de análise de dados utilizada, e consistirá na identificação das práticas adotadas pela instituição em seu processo de implantação. Após a identificação das categorias, serão relacionadas aos marcos históricos para serem utilizados na criação da narrativa, para elaborar o produto educacional que será aplicado junto aos estudantes do ensino médio integrado dos cursos de administração, informática e vestuário, no formato de visita/tour virtual à História do IFC Campus Ibirama.

Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Interno - 1869139 - JORGE DA CUNHA DUTRA
Externo ao Programa - 1683508 - FERNANDO JOSE TAQUES