Banca de DEFESA: ALYSSON CHRISTIANO PRIMOR

DISCENTE : ALYSSON CHRISTIANO PRIMOR
DATA : 31/01/2022
LOCAL: BLUMENAU

Cultura de paz; educação profissional e tecnológica (EPT); Instituto Federal Catarinense; Regulamento da Conduta Discente do Instituto Federal Catarinense; comunicação não-violenta.

Esta pesquisa, cujo título é “GESTÃO DO CONFLITO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: INSTRUMENTOS, FUNDAMENTOS E PERCEPÇÕES”, foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e integra a linha de pesquisa “Práticas educativas em educação profissional e tecnológica”, dentro do macroprojeto “Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na educação profissional e tecnológica”. Tem por objetivo “conhecer a percepção dos estudantes, professores e servidores sobre os fundamentos, processos e documentos que orientam a gestão de conflitos escolares no Instituto Federal Catarinense (IFC) e fornecer, aos estudantes, orientações sobre como lidar com situações de conflito com as normas da instituição ou com membros da comunidade escolar, como seus professores ou outros estudantes”. Os dados coletados poderão, após analisados, ser utilizados como apoio pedagógico pelos membros do IFC responsáveis por acompanhar as práticas educativas de prevenção e solução de conflitos educacionais, em quaisquer das unidades do IFC. Optou-se pela escolha do tema “Cultura de Paz” com base em informações obtidas por meio de diálogo com membros da equipe do NUPE da unidade do IFC de Araquari, reforçada por trabalhos na área da gestão de conflitos escolares que a ele fazem referência. O produto educacional escolhido para atingir o objetivo proposto pela pesquisa, de fornecer orientações aos estudantes sobre como lidar com conflitos no ambiente escolar, foi uma cartilha em formato digital que discute temas como: a cultura de paz o regulamento da conduta discente do IFC, com especial atenção sobre as práticas de gestão de conflitos nele apresentadas; a comunicação não-violenta e a política de inclusão e diversidade do IFC. Pretende-se que o produto em questão seja disponibilizado aos estudantes de todos os cursos da instituição após sua validação. A pesquisa aqui citada constitui uma readequação da que fora proposta e aprovada durante a qualificação, que objetivava realizar um estudo de caso sobre o funcionamento das práticas de mediação de conflitos desenvolvidas na unidade do IFC de Araquari, de maneira presencial. Uma vez que o planejamento inicial não pôde ser colocado em prática, devido às medidas de afastamento social e suspensão das aulas presenciais impostas pela pandemia causada pela COVID-19 logo no início do ano letivo de 2020, uma reconstrução do projeto como um todo se mostrou necessária. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, de cunho exploratório e empírico, apoiada por documentos elaborados pelo Conselho Superior do IFC, bem como em trabalhos científicos na área da gestão do conflito escolar, além dos questionários elaborados na plataforma Google Forms disponibilizados via e-mail ou Whatsapp para serem respondidos pelos participantes, citados anteriormente. Para a obtenção de dados, realizou-se uma análise documental baseada em documentos do Instituto Federal Catarinense, como o Regulamento da Conduta Discente do IFC e a Política de Inclusão e Diversidade do IFC, reforçada pelo envio de questionários a estudantes, professores e servidores das unidades do IFC de Araquari e São Francisco do Sul, no intuito de verificar o quanto os investigados conheciam sobre os fundamentos da cultura de paz, sobre o regulamento da conduta discente do IFC e sobre as práticas de mediação de conflitos escolares da instituição. Verificou-se que, no geral, há um contentamento por parte dos investigados sobre o conteúdo dos documentos e sobre as práticas de gestão de conflitos realizadas em ambos os campi.

Externo à Instituição - ADRIANO CHARLES FERREIRA
Externo à Instituição - Fábio Carvalho Nunes