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Banca de DEFESA: LEANDRO VENDRAMI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO VENDRAMI
DATA : 10/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

Um diálogo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental sobre o Processo Seletivo de Ingresso no Ensino Médio Integrado ofertado pelo IFC – Campus Ibirama


PALAVRAS-CHAVES:

Paulo Freire, projeto de vida, juventude, ingresso, ensino médio integrado, Instituto Federal Catarinense, produto educacional.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Esta dissertação, em formato de artigo, foi desenvolvida no contexto da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” e no macroprojeto “História e Memórias no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e, no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus de Blumenau. O objetivo central do estudo foi compreender como os estudantes do 9º ano do ensino fundamental (EF), de uma escola pública do município de Apiúna/SC, agiam diante de suas escolhas acadêmicas e profissionais, vinculadas aos seus projetos de vida, especificamente, aos relacionados ao Processo Seletivo de Ingresso (PSI) no Ensino Médio Integrado (EMI) ofertado pelo IFC - Campus Ibirama. Nas primeiras seções do artigo, apresentamos uma breve retrospectiva histórica da Educação Profissional e Tecnológica (ETP) no Brasil, bem como a do IFC e do Campus Ibirama, e como foram e são os métodos utilizados para admissão nos cursos (técnicos) ofertados pela rede federal ao longo da história. Abordamos, também, no corpo da pesquisa uma proposta dialógica-crítica problematizadora e conscientizadora freireana (FREIRE, 2020), como uma alternativa possível de “comunicação” entre a instituição federal mencionada e as escolas de EF da microrregião em que o Campus Ibirama se encontra localizado. Destacamos que, adaptada ao contexto da sindemia covídica (Covid-19), aproximamos a pesquisa de um estudo de caso e, assim, caminhamos através de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com entrevistas/questionários semiestruturadas, que foram realizadas com estudantes do 9º EF da Escola Básica Subida (EBS). Os dados coletados foram analisados, interpretados e apresentados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise, por sua vez, além de mostrar os problemas que implicavam o ingresso dos estudantes no EMI, aglutinou e subsidiou a criação do Produto Educacional (PE) intitulado de “Guia de Ingresso no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama”. O objetivo do PE é de apresentar a todos os estudantes ou egressos do EF de forma didática, interativa e não tão formal, o que é o IFC – Campus Ibirama e como funciona o seu PSI no EMI. A aplicação e avaliação (por meio de um questionário online) do PE foi realizada com e por estudantes do 9º ano do EF da escola pública mencionada, bem como por servidores ativos do Campus do IFC delimitado. Embora houve algumas discordâncias, houve convergências, e o PE foi satisfatoriamente avaliado. Destacamos que todas as sugestões obtidas na avaliação do PE foram analisadas, refletidas e consideradas. Portanto, consideramos que o PE é um material orgânico, inacabado, e que pode ser uma alternativa dialógica-comunicativa que auxilie e aproxime os estudantes ao ingresso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFC – Campus Ibirama


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1860229 - CHRIS ROYES SCHARDOSIM
Externo à Instituição - DAVI SILVA DA COSTA - IFBA
Interno - 1066751 - EDER APARECIDO DE CARVALHO
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 14:09
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