Um diálogo com estudantes do 9º ano do ensino fundamental sobre o Processo Seletivo de Ingresso no Ensino Médio Integrado ofertado pelo IFC – Campus Ibirama
Paulo Freire, projeto de vida, juventude, ingresso, ensino médio integrado, Instituto Federal Catarinense, produto educacional.
Esta dissertação, em formato de artigo, foi desenvolvida no contexto da linha de pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica” e no macroprojeto “História e Memórias no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica”, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e, no Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus de Blumenau. O objetivo central do estudo foi compreender como os estudantes do 9º ano do ensino fundamental (EF), de uma escola pública do município de Apiúna/SC, agiam diante de suas escolhas acadêmicas e profissionais, vinculadas aos seus projetos de vida, especificamente, aos relacionados ao Processo Seletivo de Ingresso (PSI) no Ensino Médio Integrado (EMI) ofertado pelo IFC - Campus Ibirama. Nas primeiras seções do artigo, apresentamos uma breve retrospectiva histórica da Educação Profissional e Tecnológica (ETP) no Brasil, bem como a do IFC e do Campus Ibirama, e como foram e são os métodos utilizados para admissão nos cursos (técnicos) ofertados pela rede federal ao longo da história. Abordamos, também, no corpo da pesquisa uma proposta dialógica-crítica problematizadora e conscientizadora freireana (FREIRE, 2020), como uma alternativa possível de “comunicação” entre a instituição federal mencionada e as escolas de EF da microrregião em que o Campus Ibirama se encontra localizado. Destacamos que, adaptada ao contexto da sindemia covídica (Covid-19), aproximamos a pesquisa de um estudo de caso e, assim, caminhamos através de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com entrevistas/questionários semiestruturadas, que foram realizadas com estudantes do 9º EF da Escola Básica Subida (EBS). Os dados coletados foram analisados, interpretados e apresentados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise, por sua vez, além de mostrar os problemas que implicavam o ingresso dos estudantes no EMI, aglutinou e subsidiou a criação do Produto Educacional (PE) intitulado de “Guia de Ingresso no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Ibirama”. O objetivo do PE é de apresentar a todos os estudantes ou egressos do EF de forma didática, interativa e não tão formal, o que é o IFC – Campus Ibirama e como funciona o seu PSI no EMI. A aplicação e avaliação (por meio de um questionário online) do PE foi realizada com e por estudantes do 9º ano do EF da escola pública mencionada, bem como por servidores ativos do Campus do IFC delimitado. Embora houve algumas discordâncias, houve convergências, e o PE foi satisfatoriamente avaliado. Destacamos que todas as sugestões obtidas na avaliação do PE foram analisadas, refletidas e consideradas. Portanto, consideramos que o PE é um material orgânico, inacabado, e que pode ser uma alternativa dialógica-comunicativa que auxilie e aproxime os estudantes ao ingresso dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFC – Campus Ibirama