AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DE JORNAIS DOS ANOS DE 1973 A 1983
AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DE JORNAIS DOS ANOS DE 1973 A 1983
Educação Profissional e Tecnológica; Cultura Escolar; Centro Interescolar.
O presente artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Polo IFC-Blumenau, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT. O estudo objetivou pesquisar a história de criação e implantação do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Hermann Hering, de Blumenau (CEDUPHH) através de notícias publicadas em jornais. A temporalidade da pesquisa envolve os anos de 1973 a 1983, quando a escola foi criada e atuou como um Centro Interescolar de Segundo Grau (CIS). Os procedimentos metodológicos qualitativos, foram direcionados por uma abordagem mesoanalítica, que permitiu identificar a escola e a cultura escolar desenvolvida nos primeiros anos de funcionamento da instituição, entre elementos macro e micro, que caracterizaram de Educação Profissional e os acontecimentos locais que favoreceram a sua criação. O Produto Educacional desenvolvido, caracterizado por um sítio eletrônico, é constituído de uma linha do tempo interativa, que insere a criação da escola dentro da história da EPT no Brasil, além de trazer em forma temática elementos que caracterizam as categorias de análise utilizadas no estudo. Traz informações e conteúdos que contribuem para o resgate da memória da escola e permitem aplicação em aulas e projetos de diferentes componentes curriculares do Ensino Médio