Banca de DEFESA: PIERRI EDUARDO BATISTA RODRIGUES

DISCENTE : PIERRI EDUARDO BATISTA RODRIGUES
DATA : 12/11/2021
LOCAL: BLUMENAU

Arquitetura escolar e concepções pedagógicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um estudo a partir do desenvolvimento de um manualArquitetura escolar e concepções pedagógicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um estudo a partir do desenvolvimento de um manual.

Arquitetura escolar; Educação profissional e tecnológica; Concepções pedagógicas; Institutos Federais.

: Esta pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), vinculada à linha Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto 6 (Organização de espaços pedagógicos na EPT), busca analisar as concepções pedagógicas que passaram a nortear a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) nos anos 2000 e possíveis implicações delas na arquitetura escolar. Para tal, realizou-se uma pesquisa documental, com etapa em campo e de natureza aplicada. Utilizaram-se como material empírico documentos do período que antecedeu a criação da rede, em que se buscava um rompimento com o dualismo até então consolidado na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, tais como as concepções, experiências, problemas e propostas à EPT (BRASIL, 2003) e a proposta que então se discutia para as políticas públicas para esta modalidade educacional (BRASIL, 2004a). Também foram analisados os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs) dos períodos de 2014 a 2018 e de 2019 a 2023 do Instituto Federal Catarinense (IFC), bem como atas do Colégio de Dirigentes (CODIR) da instituição, que compõe a Rede. Partindo de uma análise textual estruturada por meio de unidades de registro relacionadas a termos condizentes com concepções pedagógicas presentes nos documentos, produziu-se um manual, em formato e-book, que busca elucidar um conjunto de aspectos a serem considerados na arquitetura escolar da RFEPCT para que se privilegie uma concepção pedagógica crítica. Esse produto educacional foi aplicado em um curso EaD, do qual os participantes validaram o conteúdo por meio de formulários on-line, evidenciando que o estudo sobre características arquitetônicas específicas pode favorecer a implementação de concepções pedagógicas no ensino.

Externo à Instituição - WANDERLEY AZEVEDO DE BRITO - IFGO
Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externa ao Programa - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Presidente - 1813398 - VIVIANE GRIMM