O ATENDIMENTO AO PÚBLICO LGBTQI+ NO CAMPUS CAMBORIÚ – INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE: POR UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL NÃO EXCLUDENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
ProfEPT; LGBTQIfobia; Exclusão; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica
O presente trabalho foi produzido no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), e teve como objetivo compreender os processos de mediação utilizados pelo Campus Camboriú do IFC para resolver os problemas da LGBTQIfobia e o abandono escolar deste público em específico no Ensino Médio Integrado. A metodologia utilizada pode ser caracterizada como qualitativa, de natureza aplicada e foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Foram convidados(as) a participar da pesquisa os/as servidores(as) que atuam diretamente com alunos(as), como Registro Acadêmico, Coordenadores (as) de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, e Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento ao Educando (SISAE). A escolha do Campus Camboriú se deu em relação a proximidade do pesquisador e também pelo grande número de alunos(as) atendidos(as) no ensino Médio Integrado, alvo da pesquisa