Banca de DEFESA: SILVANI DA SILVA

DISCENTE : SILVANI DA SILVA
DATA : 13/08/2021
LOCAL: BLUMENAU

Democracia e Participação: Análise de dados textuais dos Planos de Desenvolvimento Institucionais dos Institutos Federais.

Democracia, participação, IRAMUTEQ, PDI, Instituto Federal

É recorrente a associação entre os conceitos de democracia e participação no ambiente acadêmico. Tendo em vista a criação dos Institutos Federais (IF), após 10 anos da Constituição Federal, os conceitos (em tese) deveriam estar presentes em seu principal documento de planejamento institucional. Entretendo, em que medida os conceitos estão dialogando com a proposta de desenvolvimento das instituições? Neste sentido, o presente trabalho faz uma análise da usabilidade do software IRaMuTeQ, como suporte de análise textual. Para isto, analisamos todos os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) dos Institutos Federais (IF) publicados entre 2009 a 2018 em seus respectivos sites institucionais. A partir da técnica de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Análise de Similitude, Análise Fatorial por Correspondência (AFC), Análise de Especificidades, buscou-se entender como estes conceitos estão materializados e suas conexões léxicas nos documentos. Não há formação cidadã sem democracia e participação. Há potencialidade na utilização dos recursos técnicos do Iramuteq, o que fomenta novas análises para compreender amplamente o fenômeno estudado. Foi desenvolvido um produto educacional para o uso do Iramuteq para contribuir na formação metodológica e de novas práticas educacionais de professores, pesquisadores e gestão, interessados na análise de dados apoiada em softwares de análise estatística textual.

Externo à Instituição - DANIEL LUIZ STEFENON - UNICENTRO
Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Externo ao Programa - 2293752 - LEVON BOLIGIAN
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO