TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE, CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975): HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA
Educação profissional e tecnológica; Cultura escolar; Indisciplina escolar; Escolas agrícolas; Internato.
A construção da narrativa da história institucional escolar do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Concórdia é objetivo principal desta pesquisa, que é feita pelo olhar da (in)disciplina, com o recorte temporal dos anos de 1965 a 1975. A pesquisa, do ponto de vista metodológico, é de abordagem qualitativa e utiliza-se da mesoanálise e da análise de discurso. A partir dos dados pesquisados, entende-se que o internato na instituição pesquisada proporcionava uma intensa convivência e a vigilância de todas as ações, e as regras estabelecidas tornavam o ambiente rígido, estimulando o anseio por atos que se desviavam das normas impostas. O produto educacional desta pesquisa é o site Memorial da (In)disciplina do IFC campus Concórdia, que, além de contribuir para a memória e a história da instituição pesquisada, visa a ser um instrumento de auxílio ao ensino para os estudantes do Ensino Médio Integrado.