Egressos e NDB em diálogo: o acompanhamento de egressos como subsídio em processos de reformulação de cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia
Núcleo Docente Básico (NDB). Egressos. Ensino Médio Integrado (EMI). Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
A presente pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e objetivou compreender se e como o Núcleo Docente Básico (NDB) utiliza as informações dos egressos nos processos de avaliação e acompanhamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativa, de natureza aplicada, que se utilizou de entrevista semiestruturada com representantes dos NDBs dos três cursos ofertados na instituição, além de pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa subsidiou o desenvolvimento do produto educacional “Tutorial de utilização de informações de e sobre egressos para o acompanhamento, avaliação e reformulação de cursos de Ensino Médio Integrado”. Os resultados demonstraram que os NDBs são estruturas importantes para pensar e discutir os rumos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, mas que não utilizam dados sistematizados em relação aos egressos. Em relação ao produto educacional, constatou-se que ele pode possibilitar o início da construção de uma cultura de diálogo com o egresso a fim de a instituição não romper o relacionamento com o estudante quando ele recebe o diploma.