Banca de DEFESA: DANIEL BAUMANN

DISCENTE : DANIEL BAUMANN
DATA : 16/03/2021
LOCAL: BLUMENAU

RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO APOIO À PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Lógica de programação. Recursos educacionais digitais. Educação profissional e tecnológica. Formação integral.

A complexidade dos conteúdos de lógica de programação em cursos de informática fazem desta disciplina uma das mais difíceis para os estudantes. O que pode trazer consequências negativas, como a dificuldade de aprendizado e, no pior cenário, a reprovação. Este trabalho tem como objetivo principal dar uma resposta à este problema e procura, dessa forma, auxiliar os docentes da educação profissional e tecnológica na busca de alternativas para minimizar as dificuldades encontradas por estudantes da referida disciplina. Após reflexões baseadas num referencial teórico foi possível alinhar as características da educação profissional e tecnológica, formação integral e proposta pedagógica dos institutos federais, com os problemas e soluções do ensino de lógica de programação através de recursos relacionados à tecnologia educacional e aos objetos de aprendizagens. Como alternativa, foi proposto, para uso docente, um produto educacional (blog) que considera a aplicação de recursos educacionais digitais como ferramenta para o ensino de lógica de programação. A aplicação deste produto educacional junto aos professores do técnico em informática integrado ao ensino médio mostrou sua relevância no ensinamento de lógica em prol de minimizar os problemas enfrentados pelos estudantes. Alinhado com a missão e a visão do Instituto Federal Catarinense (IFC) este trabalho e o produto educacional, além do auxílio aos docentes no ensinamento de lógica de programação a seus estudantes, aborda os desafios rumo à formação integral do sujeito e, portanto, alinha-se ao ProfEPT nas concepções críticas da educação profissional e tecnológica, com preocupação especial com a educação, vista como mediadora da formação integral.

Presidente - 2333652 - LEANDRO MARCOS SALGADO ALVES
Interna - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externo ao Programa - 1801072 - ALDELIR FERNANDO LUIZ
Externo à Instituição - RUBENS STALOCH