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Banca de DEFESA: Karem Aparecida Simas Resende

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Karem Aparecida Simas Resende
DATA : 11/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

Tecnologias assistivas: tutorial pedagógico como ferramenta formativa para professores com estudantes
cegos


PALAVRAS-CHAVES:

Tutorial Pedagógico. Tecnologia Assistiva. Desenho Universal da Aprendizagem.
Estudantes Cegos. Formação Continuada de Professores.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado em Rede/ProfEPT. Apresenta um estudo acerca das tecnologias assistivas relacionadas às atividades e participação da pessoa cega no uso de computador com software livre NVDA. Objetiva a produção de um tutorial pedagógico como ferramenta formativa para professores com estudantes cegos, com vistas ao uso dos programas ABBY FineReader e Adobe Pro DC, que digitalizam e convertem os arquivos em pdf para o formato acessível e editável. Tal propósito, visa contribuir junto às pessoas cegas que estejam cursando a Educação Técnica Profissional de nível médio, à igualdade de condições e oportunidades de acesso ao processo de aprendizagem. O referencial teórico alicerça-se em Mantoan (2013); Mazzotta (2014); Sassaki (1997); Orrú (2017) dentre outros, os quais abordam categorias como inclusão, segregação e normalidade, a partir dos aspectos teóricos e históricos. Já às categorias, pessoa com deficiência e tecnologias assistivas, dão base ao estudo Gasparetto (2009); Bersch (2009) e Weinschenker (2018). O arcabouço legal brasileiro também é considerado na pesquisa. A metodologia acerca-se das contribuições da pesquisa em educação em suas abordagens qualitativas. Tem como sujeitos, professores do Instituto Federal Catarinense, que atuam no Ensino Médio Integrado. A coleta de dados, foi feita por meio de questionário, usando email (Google Forms), para avaliar o conhecimento e uso das tecnologias assistivas para cegos, objetivando à sistematização da formação e do desenvolvimento do tutorial em vídeo aula, que envolve fases como distinguir, descrever, explicar, aplicar e, por fim, elaborar um produto educacional que possa contribuir com a garantia e aplicação do Desenho Universal da aprendizagem (DUA). O estudante cego ou com deficiência visual busca as mesmas oportunidades de aprendizagem e de qualificação profissional como os demais que frequentam o Ensino Médio Integrado e, para que isso ocorra, iguais oportunidades de leitura devem e podem ser oferecidas por meio de material acessível, revisado e adequado conforme as necessidades de cada estudantes, a partir do uso dos programas ABBYY FineReader e Adobe Pro DC que trarão agilidade, e comodidade para os estudantes que farão uso deste material, bem estar e quiçá diminuir as dificuldades de acesso à leitura em sala de sala e estreitar as relações dos professores e de todos os estudantes


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDRÉA POLETTO SONZA - IFRS
Externa à Instituição - Geisa Letícia Kempfer Bock - UFSC
Interna - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/12/2020 15:54
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