Banca de DEFESA: ROSELI BONFANTE

DISCENTE : ROSELI BONFANTE
DATA : 03/12/2020
LOCAL: BLUMENAU

O PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE JOVENS DA CLASSE QUE VIVE DO TRABALHO: UM ESTUDO A PARTIR DO CAMPUS RIO DO SUL DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE

Mundo do trabalho. Orientação profissional. Educação Profissional e Tecnológica. Escolha profissional. Ensino Médio Integrado.

Esta pesquisa buscou compreender como os jovens da classe que vive do trabalho elaboram suas escolhas profissionais e, a partir dos dados coletados, propor uma metodologia reflexiva acerca do mundo do trabalho e das escolhas profissionais. Tal metodologia assumiu o formato de manual, a ser utilizado por profissionais da Educação que atuam no Ensino Médio Integrado (EMI), com o objetivo de orientar as escolhas profissionais dos estudantes. Do ponto de vista epistemológico, a pesquisa embasou-se na concepção sócio-histórica de homem e de mundo, a qual tem suas proposições teóricas e metodológicas fundamentadas no materialismo histórico-dialético. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes do Curso Técnico de Agropecuária, integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Rio do Sul. Foram investigados os fatores que influenciaram na decisão quanto à escolha do IFC para cursar o Ensino Médio Integrado e o papel que o IFC representa nas escolhas profissionais destes estudantes. Duas hipóteses orientaram os questionamentos desta pesquisa. A primeira, de que a condição econômica dos jovens seria um determinante em suas escolhas profissionais, o que, na realidade estudada não se confirmou, embora muitos entrevistados revelem que contam com o empenho extra dos pais em buscar recursos financeiros e a intenção de trabalhar para complementar a renda para poderem estudar. Pressupôs-se ainda que os jovens da classe que vive do trabalho tenderiam a não seguir para um curso superior, dadas as condições concretas em que vivem. A pesquisa revelou, porém, que a maioria dos jovens entrevistados pretende seguir a outros níveis de ensino. Quanto à segunda hipótese, de que estes jovens fazem suas escolhas dentre as profissões que estão em seu universo vivencial, ela se confirmou, pois um número significativo deles relatou o desejo de seguir em profissões que estão diretamente relacionadas com a profissão dos pais e mães, como agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e madeireiros. A pesquisa revelou ainda que os jovens estão submergidos em crenças liberais que pouco ou nada representam sua realidade, justificando inclusive o desejo de cursar o ensino superior e a crença de que com esforço isso se tornará possível. A partir dos posicionamentos dos estudantes revelados nas entrevistas, elaborou-se um roteiro a ser utilizado por profissionais da educação para orientar o processo reflexivo sobre o mundo do trabalho e sobre a escolha profissional pelos jovens, principalmente os do terceiro ano do EMI. O Produto Educacional (PE), ou manual, resultado dessa pesquisa, foi encaminhado digitalmente aos docentes e técnicos em assuntos educacionais da área de ensino do local em que foi realizada a coleta de dados, tendo em vista os limites impostos pela pandemia do Coronavírus (COVID-19). Após o período em que o manual esteve disponível para leitura, os profissionais o avaliaram por meio de formulário eletrônico no Google Formulários. Apesar do baixo índice de retorno, as avaliações foram bastante positivas, indicando que ele traz em si potencial de auxiliar o processo de escolha profissional para os estudantes da classe que vive do trabalho.

Externa à Instituição - DEUZILENE MARQUES SALAZAR - IFAM
Presidente - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR