Banca de DEFESA: JOSIANE RODRIGUES DE JESUS

DISCENTE : JOSIANE RODRIGUES DE JESUS
DATA : 11/12/2020
LOCAL: BLUMENAU

REVISITANDO OS CONCEITOS - BASE DA PROPOSTA CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ

Educação Profissional e Tecnológica; Formação de Docentes; Proposta Curricular; Trabalho como princípio educativo; Práxis: Integração; Direito da criança ao atendimento escolar

O presente texto relata a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Situado na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas em EPT, a pesquisa realizada buscou investigar o conhecimento dos docentes atuantes no Curso de Formação de Docentes - Nível Médio - Modalidade Normal, do Colégio Estadual Arnaldo Busato (CEAB), de Coronel Vivida/PR sobre os conceitos que embasam a proposta curricular do referido curso. Tal proposta surgiu da seguinte problematização: Qual a compreensão dos professores referente aos princípios basilares da Proposta Curricular do Curso Formação de Docentes, nível médio, na modalidade normal, do estado do Paraná? Em relação aos objetivos, o objetivo geral foi, a partir de coleta de dados para averiguar os conhecimentos prévios desses docentes, propor um E-book que lhes permita compreenderem os conceitos basilares: “trabalho como princípio educativo”, “práxis”, “integração curricular” e “direito da criança ao atendimento escolar”, orientadores da Proposta Pedagógica Curricular do Curso de Formação de Docentes em nível médio do Estado do Paraná. Esse estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, referente à formação dos professores em nível médio, no Brasil e no Paraná, e princípios basilares referente a Proposta Curricular, bem como pesquisa de campo. A fundamentação teórica da pesquisa utilizou autores como, Azevedo (2012), Bottomore (2013), Bruel (2012), Ciavatta (2014), Dallabrida (2009), Frigotto (2001), Frigotto e Ciavatta (2011), Gil (1999), Gonçalves; Pimenta (1990), Kuenzer (1989, 1998, 2007), Kulesza (1998), Ludwig (2009), Marconi; Lakatos (2015), Ramos (2008, 2014), Ribeiro; Sobral; Jataí (2016), Saviani (1984, 2007), Silva (2011, 2015), Tanuri (2000), e documentos normativos de legislação, para sustentar as análises dos dados. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários, aplicados aos docentes do curso formação de docentes do CEAB, através do googleforms. Os dados coletados foram analisados com objetivo de identificar as repetições e as lacunas na percepção dos sujeitos da pesquisa sobre os conceitos, em diálogo com o referencial teórico. Serviram também como referência para elaboração do produto educacional em forma de E-book, no qual se apresenta os princípios basilares da Proposta Curricular do Curso Formação de Docentes, nível médio. Tendo em vista o cenário de pandemia da COVID-19, a aplicação presencial do produto num encontro formativo com os docentes ficou impossibilitado, e por isso ele foi enviado para leitura e posterior preenchimento de formulário avaliativo no googleforms. A comparação entre as respostas ao primeiro e ao segundo questionário indicaram alguns avanços no nível de conhecimento dos professores, destacando-se maior dificuldade em compreender o conceito de trabalho como princípio educativo. Tendo em modo como se deu a aplicação do produto educacional, o e-book revelou ter potencial para que os professores compreendam melhor os conceitos que embasam a proposta curricular do curso de formação de docentes em nível médio, desde que associado a outras estratégias, as quais não foram possíveis de realizar dado ao contexto da pandemia de COVID-19.

Interna - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE
Externo ao Programa - 2095330 - CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
Presidente - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externa à Instituição - MARILANE MARIA WOLFF PAIM - UFFS