O VALOR DE UMA AÇÃO SOCIAL: O CÃO-GUIA
Benefícios, valor social, cão-guia, tecnologia assistiva, cego, formação
Ao se pensar em “valor”, logo nos vem à mente sua concepção econômica, baseada na ideia de troca de mercadorias e que, de forma subjetiva, alcança-se um determinado grau de importância dado a ela, revelado, por sua vez, por oferta financeira quando de sua possível aquisição. Nem sempre este tipo de valoração é considerado o mais interessante, principalmente quando da análise sob a perspectiva da melhoria na vida humana. No caso desta pesquisa, referimo-nos a melhoria na vida da pessoa Cega, a qual beneficia-se da mercadoria (tecnologia assistiva) denominada de cão-guia. Sendo assim, por meio do método qualitativo, a presente pesquisa propõe outra forma de valoração de mercadorias, que emerge por meio da identificação de benefícios componentes de um “valor social”, dado ao cão-guia, treinado no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, pertencente, por sua vez, ao Instituto Federal Catarinense deCamboriú, considerando-o, ainda, como tecnologia assistiva e como ação inclusiva para com os deficientes visuais, e, simultaneamente, como um resultado complementar aos processos de formação de treinadores e instrutores de cães-guia. Elegeu-se para participar da pesquisa, os Cegos usuários de cães-guia e suas famílias, Cegos não usuários de cães-guia, as famílias socializadoras de cães, os servidores que atuam ou atuaram diretamente no projeto e, ainda, os alunos formados no mesmo projeto. No mais, para sealcançar a finalidade correspondente a identificação de benefícios componentes de valor social, nos valeremos de: levantar benefícios diretos, agregados ao processo de formação e utilização do cão-guia; levantar benefícios indiretos, agregados ao processode formação e utilização do cão-guia. O levantamento de benefícios componentes de valor social, será alcançado por meio de entrevistas realizadas com os envolvidos. Ainda, se recorrerá a pesquisa bibliográfica para que se possa alcançar a identificação dos benefícios componentes de valor social.
Ao final, como resultado da pesquisa, pretende-se confeccionar um artigo e elaborar como produto educacional, um áudio (podcast) para conscientização da sociedade sobre o tema proposto