Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Por quê? Para quê? Para quem?
Conselho de Classe, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica
A presente pesquisa tem como tema o Conselho de Classe como prática pedagógica avaliativa constituinte de um processo de trabalho colaborativo na perspectiva da formação humana integral. Nesse sentido, é que, em estudo de caso, objetiva-se investigar a função do Conselho de Classe no Ensino Médio Integrado no IFSC Câmpus Gaspar, buscando revelar essa prática em suas dimensões no processo educativo em EPT. O estudo discutirá, a princípio, a concepção de Conselho de Classe coerente com a proposta de ensino médio integrado, chamando ao diálogo as vozes de Ângela Dalben, Jussara Hoffmann, Carlos Henrique Carrilho Cruz, Cipriano Luckesi, Paulo Freire, Marise Ramos, Dermeval Saviani, Acácia Kuenzer, Dante Moura, entre outros. Em seguida, pretende -se mapear os conhecimentos dos sujeitos de pesquisa, os docentes, os discentes e a equipe multiprofissional da coordenadoria pedagógica, acerca do tema. Esses dados serão confrontados com a perspectiva de Conselho de Classe contemplada na proposta pedagógica institucional. Caracterizase a pesquisa, quanto à natureza, como aplicada. Sua abordagem metodológica é de cunho qualitativo, cujos instrumentos para obtenção dos dados serão questionário, entrevista semiestruturada e grupo focal. Os resultados esperados estão relacionados à produção do material educativo que pretende contribuir para ressignificação e efetividade da prática de conselho de classe, vislumbrando m