Banca de DEFESA: CAROLINA FONTOURA CARTANA

DISCENTE : CAROLINA FONTOURA CARTANA
DATA : 13/11/2020
LOCAL: BLUMENAU

PREVALÊNCIA DE MENINOS E MENINAS NOS CURSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFC: UMA PÁGINA DE INTERNET PARA REFLETIR SOBRE A OS IMPACTOS DA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO

Divisão sexual do trabalho. Prevalência. Ensino Médio Integrado. Gênero

A pesquisa trata da prevalência de meninos e meninas em cursos do ensino médio integrado, como um reflexo da divisão sexual do trabalho. A divisão sexual do trabalho caracteriza-se por designar os homens à esfera produtiva e as mulheres à esfera reprodutiva (Hirata; Kergoat, 2007), separando e hierarquizando tipos de trabalho de acordo com o gênero. A relação entre ela e a educação é pouco explorada, raramente se tratando do nível médio. Historicamente o ensino de nível médio no Brasil foi marcado pela dualidade estrutural, com a existência de duas trajetórias educacionais diferenciadas: uma formação geral, intelectual, que possibilita a preparação para a continuidade de estudos no ensino superior (voltado às elites), e uma formação de cunho técnico e operacional, que prepara o para o trabalho (voltado à classe trabalhadora). Ainda que se busque a superação desta dualidade, no sentido de uma educação integral, é necessário atentar para a manutenção de opressões, sendo crucial questionar-se sobre os lugares atribuídos a homens e mulheres também na formação profissional de nível médio. A pesquisa teve como objetivo compreender como se manifesta a divisão sexual do trabalho na percepção dos servidores envolvidos no ensino e no atendimento aos estudantes do IFC e quais as possibilidades de problematização e conscientização dos servidores em relação ao tema. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes e profissionais técnico-administrativos do atendimento ao estudante de cursos com expressiva maioria masculina ou feminina entre os discentes. Para análise das entrevistas o método utilizado foi o de análise do conteúdo, de Bardin (1977). De forma geral o conteúdo das entrevistas foi de contraposição a qualquer tratamento desigual baseado gênero dos estudantes. Ainda assim, são perceptíveis estereótipos a respeito das características de meninos e meninas. Sabendo da potencialidade da instituição em promover questionamentos de estigmas limitantes na mesma medida em que podem reforçá-los, é apresentado o produto educacional “A escolha de Mariana”. Trata-se de uma página de internet, em formato storytelling. A aplicação do produto foi adaptada ao contexto da pandemia de Covid-19. O produto foi aplicado junto aos Núcleos de Gênero e Sexualidade do IFC. A aplicação do produto demonstrou o atendimento aos objetivos propostos, uma vez que causou a reflexão sobre o tema entre os leitores. Salvas as considerações de melhoria, às quais procuraram ser atendidas na medida do possível, entende-se que o produto teve boa receptividade. Os comentários e observações indicam que há necessidade de formação e discussão sobre questões de gênero na instituição. A pesquisa foi realizada com a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFC.

Externo ao Programa - 1357589 - CARLOS ALBERTO DOS SANTOS BEZERRA
Externa à Instituição - CLARICE MONTEIRO ESCOTT - IFRS
Presidente - 2140325 - HUMBERTO LUIS DE CESARO
Externa ao Programa - 2141586 - ROSANA DA SILVA CUBA