EXPECTATIVAS DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO OFERTADOS PELO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPI DE IBIRAMA E RIO DO SUL: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Educação Profissional e Tecnológica; ensino médio integrado; escolha profissional; mundo do trabalho
A indagação que move este projeto de pesquisa surgiu da práxis diária do mestrando em uma escola pública municipal de Apiúna/SC - Escola Básica Subida. Na práxis foi/é possível perceber os anseios, as aspirações e as expectativas que os jovens estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental possuem em relação aos seus projetos de vida e, mais especificamente, sobre a vida profissional e posterior formação educacional de nível. Portanto, a práxis nos instiga a investigar e discutir, qualitativamente, os fatores que interferem nos projetos de vida, nas expectativas – ou não –, dos estudantes desta escola quanto ao processo de procura e ingresso aos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada ao Ensino Médio, ofertados pelo Instituto Federal Catarinense – Campi de Ibirama e Rio do Sul. Tenciona-se, a partir da investigação empírica, a criação/elaboração de um produto educacional que sirva de orientação e que motive os estudantes que estão frequentando o último ano do ensino fundamental (9º ano) e, que pretendem ou não, ingressarem nas instituições supracitadas. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, um estudo de caso que envolve os momentos exploratório e empírico. Como sujeitos da pesquisa teremos os estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Subida – Apiúna/SC. Nesse mesmo sentido, buscaremos apresentar a função social e política do IFC como uma possibilidade educacional possível para os jovens oriundos da classe trabalhadora.