CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO VENDRAMI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO VENDRAMI
DATA : 09/10/2020
HORA: 14:00
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

EXPECTATIVAS DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO OFERTADOS PELO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPI DE IBIRAMA E RIO DO SUL: UM DIÁLOGO COM ESTUDANTES DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; ensino médio integrado; escolha profissional; mundo do trabalho


PÁGINAS: 3
RESUMO:

A indagação que move este projeto de pesquisa surgiu da práxis diária do mestrando em uma escola pública municipal de Apiúna/SC - Escola Básica Subida. Na práxis foi/é possível perceber os anseios, as aspirações e as expectativas que os jovens estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental possuem em relação aos seus projetos de vida e, mais especificamente, sobre a vida profissional e posterior formação educacional de nível. Portanto, a práxis nos instiga a investigar e discutir, qualitativamente, os fatores que interferem nos projetos de vida, nas expectativas – ou não –, dos estudantes desta escola quanto ao processo de procura e ingresso aos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada ao Ensino Médio, ofertados pelo Instituto Federal Catarinense – Campi de Ibirama e Rio do Sul. Tenciona-se, a partir da investigação empírica, a criação/elaboração de um produto educacional que sirva de orientação e que motive os estudantes que estão frequentando o último ano do ensino fundamental (9º ano) e, que pretendem ou não, ingressarem nas instituições supracitadas. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa, um estudo de caso que envolve os momentos exploratório e empírico. Como sujeitos da pesquisa teremos os estudantes do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Subida – Apiúna/SC. Nesse mesmo sentido, buscaremos apresentar a função social e política do IFC como uma possibilidade educacional possível para os jovens oriundos da classe trabalhadora.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1860229 - CHRIS ROYES SCHARDOSIM
Externa à Instituição - DEUZILENE MARQUES SALAZAR - IFAM
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 04/09/2020 13:21
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-04.sig.ifc.edu.br.sigaa04