Banca de DEFESA: TALITA DEANE ERN

DISCENTE : TALITA DEANE ERN
DATA : 02/10/2020
LOCAL: BLUMENAU

MEMÓRIA E PRODUÇÃO DA IDENTIDADE INSTITUCIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO MEMORIAL DO IFC-RIO DO SUL.

Rio do Sul. EAFRS. IFC. Memória. Educação Profissional e Tecnológica.

Esta pesquisa versa sobre o IFC Rio do Sul e foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, polo IFC Blumenau. É classificada como qualitativa e  pretendeu constituir a memória da instituição na cidade de Rio do Sul. Para isso, foi necessário mergulhar na formação do município e compreender o contexto socioeconômico em que foi iniciado o debate para a construção da antiga Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul (EAFRS), instituição que originou ao IFC Rio do Sul. O debate se introduziu sobre memória articulado à importância de se pesquisar instituições escolares para, em seguida, reconstituir o processo que originou a cidade de Rio do Sul e a constituiu como importante polo regional na década de 1960 em função da atividade madeireira. A crise do complexo madeireiro abriu caminho para novas atividades econômicas e contribuiu para intensificar o fluxo populacional campo-cidade em Rio do Sul. Foi nesse contexto
que emergiu, na década de 1970, o debate para implantar a escola agrícola com o fito de contenção do êxodo rural – no entanto, ela só foi implantada em 1993. Em 2018, após a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completar dez anos de existência na cidade de Rio do Sul, e 23 anos se consideradas as letivas da EAFRS, inquiriu-se se a instituição encontrava dificuldades para a (re)construção de sua identidade com os rio-sulenses ou se havia desconhecimento da população local sobre a nova institucionalidade: o IFC e as modalidades de ensino ofertadas. A natureza da dúvida reside no baixo percentual de estudantes oriundos de Rio do Sul com interesse em ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio ofertados pelo campus, especialmente naqueles voltados às ciências agrárias. Por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário, buscou-se responder as perguntas que guiaram a pesquisa. Os materiais prospectados (fotografias, vídeos, recortes de jornais impressos e reportagens em mídias digitais) possibilitaram a elaboração do produto educacional na forma de site – Memorial do IFC – campus Rio do Sul. Nesse sentido, o Memorial apresenta-se como produto original e inédito, comprometido com a produção historiográfica, geração, manutenção, organização e disponibilização de múltiplas formas de fontes de sua história. Tem a finalidade de contribuir com a construção da memória da instituição na cidade, cuja importância é a perspectiva da produção de uma identidade institucional que evidencie, nos espaços do município, a presença do IFC, de modo que ele se sobreponha, no âmbito da visibilidade da memória popular local, à presença da EAFRS. Da mesma forma, pode ser um importante ponto de confluência no que se refere à preservação do patrimônio histórico-cultural de toda a comunidade local em articulação com o regional, nacional e internacional. Assim, a instituição e seu acervo constituem meios para reavivar memórias, contribuem para a construção da identidade e o estímulo de sua memória, da comunidade e da cidade onde estão assentados.

Presidente - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo ao Programa - 2332708 - MOACIR GUBERT TAVARES
Externo à Instituição - PLABO MENEZES E OLIVEIRA - IFMG
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO