Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANI DA SILVA

DISCENTE : SILVANI DA SILVA
DATA : 03/09/2020
LOCAL: BLUMENAU

O lugar da gestão democrática e participação nos Institutos Federais: Uma análise qualitativa dos Planos de Desenvolvimento Institucionais

Gestão Democrática; Participação; PDI; Institutos Federais; Iramuteq

Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca investigar a gestão democrática nos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa pretende analisar os documentos norteadores dos Ifs como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano Pedagógico Institucional (PPI) de todos os 38 IFs instalados nos 27 estados do Brasil. O objetivo é identificar a apropriação dos termos “gestão democrática” e “participação” nos PDI dos Institutos Federais. Para a análise do conteúdo, gerenciamento e tratamento estatístico dos textos, será utilizado o software IRAMUTEQ (Interface de R pour analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Além de contribuir com as discussões sobre o tema, os resultados desta pesquisa podem ser úteis no desenvolvimento de trabalhos futuros, pois pretende-se elaborar um produto educacional, que será um minicurso sobre o uso do Software Iramuteq em pesquisas na Educação Profissional e Tecnológica.

Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Interno - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externo ao Programa - 2293752 - LEVON BOLIGIAN
Externo à Instituição - DANIEL LUIZ STEFENON