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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA NITSCHKE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA NITSCHKE
DATA : 25/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

EGRESSOS E NDB EM DIÁLOGO: ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA


PALAVRAS-CHAVES:

Núcleo Docente Básico (NDB); Egressos; Ensino Médio Integrado (EMI); Educação Profissional e Tecnológica (EPT)


PÁGINAS: 3
RESUMO:

A presente pesquisa tem como tema a forma como o Núcleo Docente Básico (NDB) utiliza as informações sobre egressos no processo de avaliação e acompanhamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. O objetivo geral do estudo é compreender de que forma o NDB utiliza as informações dos egressos no processo de avaliação e acompanhamento dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os objetivos específicos são: realizar levantamento bibliográfico e documental sobre a atuação do NDB e o trabalho com egressos. Depois, investigar junto aos NDBs dos três cursos de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (Agropecuária, Alimentos e Informática para Internet) se eles utilizam algum instrumento de coleta e sistematização para o acompanhamento dos egressos. Na sequência será necessário identificar se utilizam alguma metodologia de aplicação das informações obtidas no acompanhamento dos egressos. O quarto passo é comparar como os NDBs dos três cursos realizam o acompanhamento dos egressos. Por fim, pretende-se elaborar, como produto educacional, um tutorial que auxilie o NDB a se apropriar das informações dos egressos na sua atuação frente ao curso, além de aplicar o tutorial elaborado com servidores membros de cada NDB mencionado. Justifica-se a pesquisa em virtude do entendimento de que a perspectiva dos egressos pode trazer contribuições para auxiliar nas discussões dos rumos dos cursos. Está inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, em seu macroprojeto 6: Organização dos espaços pedagógicos na EPT, e se caracteriza, quanto à natureza, como aplicada. Sua abordagem é qualitativa e seus objetivos são de cunho exploratório. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos caracteriza-se como pesquisa de campo e, para a obtenção dos dados será utilizado o instrumento de entrevista semiestruturada, além de pesquisa documental e bibliográfica. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Adolfo Ramos Lamar
Interna - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externa ao Programa - 1905263 - LIANE VIZZOTTO
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 25/08/2020 14:10
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