Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO WILWERT TOMIO

DISCENTE : BRUNO WILWERT TOMIO
DATA : 08/10/2020
LOCAL: BLUMENAU

Educação Ambiental Crítica na Educação Profissional Tecnológica: uma proposta inspirada no Projeto Conhecer Pedalando para estudantes do Ensino Médio Integrado.

Educação Ambiental Crítica; Trabalho; Ciência; Tecnologia; Ensino Médio Integrado.

O presente projeto tem como problema de pesquisa investigar como um produto educacional inspirado na experiência do projeto Conhecer Pedalando pode contribuir para uma prática ambiental críticade estudantes de uma turma do 2º ano doCurso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de EducaçãoCiência e Tecnologia Catarinense - Campus Araquari/SC. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa consiste em desenvolver e aplicar uma sequência didática que problematize as dimensões do trabalho, ciência, e tecnologia perante o contexto socioambiental brasileiro, tendo como referência a experiência do projeto Conhecer Pedalando.O objetivo se justifica perante demandas práticas, históricas, científicas, legais, que se interligam dialeticamente a partir da intenção de enriquecer e ampliar uma proposta educacional de anseio emancipatório que vem sendo almejada por meio do projeto de educação ambiental “Conhecer Pedalando”. A pesquisa será de natureza aplicada, abordagem qualitativa, com objetivo de pesquisa explicativa e com procedimento técnico de uma pesquisa ação com método dialético. O desenvolvimento e aplicação da sequência didática por meio da pesquisa ação será pautada por influências das perspectivas Materialista Histórico Dialética e das pedagogias Histórico Crítica e Freireana. Como produto final, a pesquisa colocará a disposição um guia para uma sequência didática de educação ambiental crítica cuja materialidade problematize e estimule a reflexão e ação crítica de educadores, professores e, principalmente, de estudantes a respeito das condições, impactos e desafios socioambientais postos perante as relações sociais do trabalho, da ciência, e da tecnologia no contexto e dinâmica socioprodutiva do capitalismo brasileiro.

Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO FERREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - Nildo Domingos Ouriques