Proposta de uma matriz de indicadores socioeconômicos para o (re)conhecimento da área de abrangência do Instituto Federal: Um estudo a partir do campus Brusque - IFC
Educação Profissional; Institutos Federais; Indicadores Socioeconômicos; APSCL
A partir das finalidades dos Institutos Federais, compreende-se que um campus assume o compromisso de contribuir com sua área de abrangência. Questão esta que reclama, entre outros aspectos, no (re)conhecimento constante dos Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais. Nesta direção, surge a propositura da Matriz Metodológica de Indicadores Socioeconômicos, que contribua com informações alinhadas às ofertas institucionais. Quanto aos resultados obtidos, destaca-se a lacuna existente na definição sobre a área de abrangência de um campus; a importância do reconhecimento destes indicadores, mas, sobretudo de forma desagregada por municípios, quanto em sua série histórica; e a necessidade de um banco de dados com vistas a disponibilizar os indicadores, sem a necessidade de se recorrer às fontes oficiais.