Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE MATIOLA TODOROV

DISCENTE : DENISE MATIOLA TODOROV
DATA : 18/09/2020
LOCAL: BLUMENAU

AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS REGISTROS INTERNOS E IMPRESSOS PRODUZIDOS ENTRE 1973 E 1984.

ProfEPT; Ensino Profissional e Tecnológico – História; Cultura Escolar; Centro Interescolar de 2º Grau; CEDUP Hermann Hering.

A presente pesquisa, vinculada ao Mestrado Profissional e Tecnológico – ProfEPT, está inserida na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Macroprojeto 4 – História e Memórias no Contexto da EPT. Busca construir “Uma” história do CEDUP Hermann Hering, atendendo ao objetivo de compreender a história da sua implantação a partir dos impressos (notícias publicadas em jornais) e documentos internos produzidos entre os anos de 1973 a 1984. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental que também contribui para a compreensão da história da Educação Profissional e Tecnológica em Santa Catarina e no Brasil. Localizado na cidade de Blumenau, SC, o CEDUP é integrante da Rede estadual de Educação e foi criado em 1978, como Centro Interescolar de 2º Grau, através dos acordos MEC/USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional). O referencial teórico da pesquisa busca contextualizar a oferta da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e as condições locais para criação da escola na cidade, sendo que a análise documental, possibilita situar a história do CEDUP neste processo. Os estudos em Cultura Escolar, direcionam a pesquisa, pois permite pressupor que não se deve olhar a história de uma instituição escolar apenas pelo que determinam as legislações, como também a história das instituições escolares não se limita às relações com o meio envolvente. Propõe-se uma análise documental a partir da Análise de Conteúdo, fundamentada em Bardin (1977), buscando uma análise que possibilita a construção de uma narrativa a partir da meso-abordagem histórica, posicionando a escola entre as ações macro – legislações, e as ações micro - ações locais, na região onde a escola foi implantada. A pesquisa, por fim, propõe como resultado o desenvolvimento de um produto educacional, caracterizado como uma linha do tempo interativa, capaz de revelar e contextualizar as condições que envolveram a criação da escola e a história da oferta da EPT no Brasil.

Interno - 2323906 - CLOVES ALEXANDRE DE CASTRO
Externo à Instituição - PLABO MENEZES E OLIVEIRA - IFMG
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externa ao Programa - 1778902 - SARA NUNES