O programa de auxílios estudantis do IFC na visão dos estudantes do ensino médio integrado: o processo de construção de um blog
Educação Profissional e Tecnológica; Assistência Estudantil; Ensino Médio Integrado.
Este projeto de pesquisa, inserido na linha "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)", no "Macroprojeto 6: Organização de espaços pedagógicos na EPT", do Mestrado Profissional de Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objeto de estudo o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do IFC, parte de uma política inserida no contexto de um país com grandes desigualdades sociais e de dualidade estrutural. O objetivo geral da pesquisa é analisar a visão dos estudantes do ensino médio integrado (EMI), dos 15 campi do IFC, sobre o Programa de Auxílios Estudantis, a fim de elaborar um produto educacional do tipo blog, que possibilite uma melhor compreensão dos estudantes sobre este programa. Como fundamentação teórica, parte-se de autores que discutem as bases da educação profissional e tecnológica (FRIGOTTO; CIAVATTA e RAMOS, 2005), do ensino médio integrado (CIAVATTA, 2014; RAMOS, 2014; SAVIANI, 2007) e da concepção e história da assistência estudantil no Brasil (NASCIMENTO, 2012, 2013; KOWALSKI, 2012). A metodologia a ser utilizada será de abordagem qualitativa, podendo ser classificado como um estudo de caso. Os dados serão coletados por meio de fontes documentais e aplicação de questionário online, com estudantes do EMI beneficiários do PAE e servidores integrantes das comissões de PAE dos campi do IFC. Por meio da pesquisa busca-se contribuir para que os estudantes tenham uma melhor compreensão do PAE, bem como, para o aperfeiçoamento da política e comunicação sobre o PAE e assistência estudantil do IFC.