Banca de DEFESA: CATIA MARIA ALVES MONTEIRO

DISCENTE : CATIA MARIA ALVES MONTEIRO
DATA : 07/08/2020
LOCAL: BLUMENAU

Acolher para incluir: o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas.

Educação Inclusiva. Acolhimento. Educação Integral. Educação Profissional e Tecnológica.

O paradoxo exclusão/inclusão é o pano de fundo do presente estudo, que tem como tema central, o acolhimento como articulador das práticas educacionais inclusivas. A partir dessa temática, busca-se repensar as concepções da educação inclusiva e do paradigma da educação para todos na EPT. O caráter interdisciplinar do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculando a teoria à prática, requer que o trabalho de conclusão do curso ocorra de forma integrada ao desenvolvimento e aplicação de um produto educacional. Assim, o estudo teórico e a pesquisa realizada inserida na Linha de Pesquisa Organizações e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, subsidiaram o desenvolvimento do produto educacional “Acolher para Incluir: Caderno de orientações para o acolhimento dos estudantes público-alvo da Educação Especial e com Transtornos Funcionais Específicos (TFE), do Instituto Federal de Santa Catarina”. A metodologia utilizada foi de pesquisa participante. Os resultados da pesquisa apontam que a aplicação do produto educacional apresenta importantes contribuições para o processo de inclusão dos estudantes, todavia, a sua proposta não encerra por si só todo esse processo, haja vista que corresponde a etapa inicial do processo e que a inclusão deve ser construída de forma contínua e permanente.

Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Interno - 2140325 - HUMBERTO LUIS DE CESARO
Externa ao Programa - 1677525 - JOSEFA SUREK DE SOUZA
Externa à Instituição - Marta Rejane Proença Filietaz - UTFPR