Banca de QUALIFICAÇÃO: JAIR ADRIANO STRAPAZZON

DISCENTE : JAIR ADRIANO STRAPAZZON
DATA : 03/09/2020
LOCAL: BLUMENAU

O ATENDIMENTO AO PÚBLICO LGBT+ NO IFC: POR UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL NÃO EXCLUDENTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

LGBTfobia,  evasão escolar, sucesso escolar, inclusão, diversidade.

Trata-se de uma pesquisa que tem como propósito entender como se dá a mediação de preconceitos e conflitos em relação as pessoas LGBT+ no ensino Médio Integrado do campus Camboriú do IFC, para evitar a evasão destes alunos, sua permanência e êxito na instituição. Analisar quais as propostas futuras e as ações efetuadas pelo Núcleo de Estudo em Gênero e Sexualidade (NEGES) para discussões sobre a temática LGBT+ no campus, identificar se os servidores que atendem o público do ensino médio integrado possuem conhecimento na área de gênero e sexualidade e propor, como produto educacional, formação Inicial e/ou continuada, na forma EAD, para os servidores que atendem os alunos em todas as etapas e que estiverem dispostos a fazer tal capacitação . A abordagem será qualitativa por meio de um estudo de caso. Pretende-se utilizar como sujeitos da pesquisa os/as servidores/as que atuam diretamente com alunos/as, como Registro Acadêmico, membros do NEGES, Coordenadores de Cursos Técnicos Integrados, e Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento ao Educando (SISAE). Os resultados esperados são verificar a existência ou não da homofobia como causa da evasão escolar e propor alternativas para que evitar essa condição excludente.

Externa à Instituição - PAULA REGINA COSTA RIBEIRO - FURG
Interna - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE