HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975)
Ensino Profissional e Tecnológico – História; Cultura Escolar; Indisciplina Escolar; Internato Escolar.
Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, objetiva construir uma narrativa da história do IFC Campus Concórdia, sob o olhar da (in)disciplina escolar, ocorrida fora do ambiente da sala de aula, e além da relação professor–aluno. Compreende o recorte temporal de 1965 a 1975, considerando o período de criação e fixação da escola, levando-se em consideração o internato, que é característica histórica da instituição. Na contextualização macro, consideram-se as políticas nacionais da EPT, a concepção da criação das escolas agrícolas, reproduzindo um modelo de escolas padronizadas no País, atreladas à Revolução Verde e ao regime político militar, e à ditadura militar a partir de 1968, e aos acordos MEC-USAID (United States Agency for International Development). A pesquisa será fundamentada em documentos existentes no arquivo permanente do IFC Campus Concórdia, regimentos, fotos, além de objetos que serão “garimpados”, de modo a compor a história da instituição no período definido. Arquivos históricos, museus do município de Concórdia e da região, assim como acervos pessoais, também serão fontes pesquisadas para realizar o levantamento dos dados. Além disso, serão importantes as entrevistas semiestruturadas com ex-alunos e ex-servidores contemporâneos ao tempo delimitado da pesquisa, pois com suas falas sistematizadas será possível compor um cenário histórico, tendo a (in)disciplina como fio condutor. Com os dados pesquisados, pretende-se construir, aplicar e avaliar um produto educacional que será concebido como um Museu Virtual da (In)disciplina, contendo o resultado do trabalho realizado com documentos e entrevistas, com o objetivo, além de preservação da memória, ser espaço de ensino da história institucional e, consequentemente da história da EPT.