CCPGEPT BLUMENAU - C.C. P.G. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA BLUMENAU - DIREÇÃO GERAL Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHYRLEI KARYNA JAGIELSKI BENKENDORF

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHYRLEI KARYNA JAGIELSKI BENKENDORF
DATA : 28/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: BLUMENAU
TÍTULO:

HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA  (1965-1975)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Profissional e Tecnológico – História; Cultura Escolar; Indisciplina Escolar; Internato Escolar.


PÁGINAS: 3
RESUMO:

Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, objetiva construir uma narrativa da história do IFC Campus Concórdia, sob o olhar da (in)disciplina escolar, ocorrida fora do ambiente da sala de aula, e além da relação professor–aluno. Compreende o recorte temporal de 1965 a 1975, considerando o período de criação e fixação da escola, levando-se em consideração o internato, que é característica histórica da instituição. Na contextualização macro, consideram-se as políticas nacionais da EPT, a concepção da criação das escolas agrícolas, reproduzindo um modelo de escolas padronizadas no País, atreladas à Revolução Verde e ao regime político militar, e à ditadura militar a partir de 1968, e aos acordos MEC-USAID (United States Agency for International Development). A pesquisa será fundamentada em documentos existentes no arquivo permanente do IFC Campus Concórdia, regimentos, fotos, além de objetos que serão “garimpados”, de modo a compor a história da instituição no período definido. Arquivos históricos, museus do município de Concórdia e da região, assim como acervos pessoais, também serão fontes pesquisadas para realizar o levantamento dos dados. Além disso, serão importantes as entrevistas semiestruturadas com ex-alunos e ex-servidores contemporâneos ao tempo delimitado da pesquisa, pois com suas falas sistematizadas será possível compor um cenário histórico, tendo a (in)disciplina como fio condutor. Com os dados pesquisados, pretende-se construir, aplicar e avaliar um produto educacional que será concebido como um Museu Virtual da (In)disciplina, contendo o resultado do trabalho realizado com documentos e entrevistas, com o objetivo, além de preservação da memória, ser espaço de ensino da história institucional e, consequentemente da história da EPT.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PLABO MENEZES E OLIVEIRA - IFMG
Externo ao Programa - 53965 - FRANCISCO JOSE MONTORIO SOBRAL
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externa ao Programa - 1521762 - SUZANA BACK
Notícia cadastrada em: 29/07/2020 15:40
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (47) 3331-7800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sigaa-01.sig.ifc.edu.br.sigaa01