Banca de QUALIFICAÇÃO: KARIN TYEKO ANAMI

DATA : 27/08/2020
LOCAL: BLUMENAU

Cenários e bastidores da implantação do PROEJA no Instituto Federal Catarinense

PROEJA; inclusão; Educação Profissional e Tecnológica; ingresso e implantação EJA.

Esta pesquisa trata dos cenários e bastidores dos cursos PROEJA do Instituto Federal Catarinense entre os anos de 2008 até 2019 e a obrigatoriedade da oferta de 10% das matrículas em EJA preconizada pelo Decreto n° 5.840, de 13 de julho de 2006. Tal meta está de acordo com os objetivos dos IFs estabelecidos na lei de sua criação (Lei nº 11.892/2011) de atender ao público da educação de jovens e adultos. Conforme os dados obtidos na Plataforma Nilo Peçanha (PNP 2019 base 2018) o IFC possui 15 Campi com 214 cursos e 17.528 matrículas, sendo que alcança somente 1% para os alunos EJA EPT. O objetivo da pesquisa é investigar e analisar os motivos que levam o IFC a não atingir os índices de matrícula em EJA preconizados pela legislação
vigente a partir do estudo de três campi: Campus Camboriú, Campus Rio do Sul e Campus Santa Rosa do Sul. Os objetivos específicos são: o levantamento sobre a oferta; a verificação das estratégias de divulgação dos cursos da modalidade EJA-EPT no IFC pelos Campi Camboriú e Rio do Sul, que oferece e que já ofereceu os cursos nessa modalidade; detectar as causas da não oferta dos cursos EJA-EPT do IFC nos campi de Santa Rosa do Sul e Rio do Sul, e criar um produto educacional (e-book) que contemple os fundamentos epistemológicos de trabalho e educação. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e fará uso de alguns procedimentos etodológicos para a produção de dados, como entrevistas semiestruturadas com gestores e professores de três campi do IFC na modalidade EJA - EPT, podendo se estender aos discentes (e egressos) do Campus Blumenau, (primeiro curso do PROEJA, com capacitação em eletricista industrial) e do Campus Camboriú. O trabalho apóia-se em referenciais teóricos dos campos de estudo do trabalho-educação, PROEJA, políticas públicas no âmbito do EJA e busca contribuir na elevação e qualificação daqueles que não tiveram oportunidades de concluir os estudos facilitando a inserção no mundo do trabalho.

Interno - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Presidente - 1102088 - FATIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1811291 - JAMILE DELAGNELO FAGUNDES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/07/2020 11:58