CONTRA-BANDOS: percursos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica mapeados através da escrita de si
Educação Profissional e Tecnológica. CONTRA-BANDOS. PROEJA. Memorial. Sequência Didática.
Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi construída ao longo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Campus Blumenau, se originou pelo interesse em saber se as vivências dos estudantes jovens e adultos são levadas em consideração na organização do trabalho pedagógico na EJA integrada à EPT. Sua realização embasou a elaboração e aplicação do produto educacional, denominado CONTRA-BANDOS: percursos dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mapeados através da escrita de si. Integra a linha de pesquisa “Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica”, dentro do macroprojeto “inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na educação profissional e tecnológica”. Durante o levantamento do estado do conhecimento ficou claro que há trabalhos colocando em foco as histórias de vida dos estudantes-trabalhadores da EJA integrada à EPT. A partir dessa constatação, objetivou-se propor o uso do memorial como ferramenta pedagógica para favorecer o resgate das memórias dos estudantes da EJA integrada à EPT. Para isso, foi elaborada uma sequência didática (SD), destinada a orientar docentes que desejem fazer o mesmo. A aplicação da SD, utilizando dos procedimentos de uma pesquisa participante, ocorreu no Instituto Federal Catarinense, Campus Camboriú, com os estudantes do Programa Nacional de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A SD foi construída com base nos preceitos da Nova História e compreendendo como objetivo da educação a formação humana integral, concepção basilar para o PROEJA. Após a aplicação, com base nas anotações do caderno de campo e das memórias do pesquisador, a SD foi revisitada, sendo incluídas/retiradas algumas atividades, bem como sugestões de materiais alternativos que possam servir como motivadores. A SD proposta, abrindo a possibilidade de contra-bandear para o espaço escolar as histórias de vida dos estudantes-trabalhadores do PROEJA, tem grande potencial para contribuir para o processo emancipatório dos estudantes desta modalidade de ensino