Materiais didáticos acessíveis para alunos surdos: respeito linguístico no ensino médio integrado em modelagem do vestuário no IFSC – Jaraguá do Sul
Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão. Educação Bilíngue. Práticas Educacionais.
Esta pesquisa é fruto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), na área de ensino e recorreu à abordagem qualitativa, fundamentando-se nas leis e literaturas brasileiras sobre inclusão das pessoas com deficiência, mais especificamente das pessoas surdas, refletindo sobre o processo de exclusão/inclusão no ambiente escolar. Alguns autores que fazem parte dessa abordagem são: Quadros e Souza (2008), Ribeiro (2013), Carvalho (2011), Góes (2012), Lodi e Lacerda (2014), Sassaki (2010), Silva (2011) e Frigotto (2001). O objetivo principal é o desenvolvimento de materiais didático acessíveis em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Modelagem do Vestuário, entendendo-os como uma forma de respeito linguístico aos sujeitos surdos. Além disso, analisa-se a importância da produção desses materiais para o acesso, a permanência e o êxito desses alunos. A pesquisa também perpassa, como um pano de fundo, a autoria do tradutor no processo de criação de materiais em língua de sinais, adotando a premissa de co-criação com o autor intelectual da obra e observando a importância de materiais didáticos orientados pela visualidade e da educação bilíngue para os surdos. A partir da pesquisa documental e da observação participante, analisando a forma como a professora explica o método de moulage cartesiana nas aulas de “Ergonomia e Modelagem I” e “Ergonomia e Modelagem II”, elaborei o produto educacional (site) com os vídeos sobre moulage cartesiana. Dessa forma, a pesquisa levou em conta a necessidade dos usuários, consultando-os sobre a melhor forma de organizar os conteúdos e, ao final, um grupo focal formado por usuários surdos realizou testes de usabilidade, dando seu parecer. Tem-se, portanto, um produto educacional que possibilita acesso ao conteúdo técnico em língua materna, oferecendo liberdade e autonomia aos surdos e ouvintes, com foco em uma educação inclusiva, emancipadora e cidadã, criando processos educativos bilíngues que correspondam à formação de nível médio/técnico como formação libertadora.