Banca de DEFESA: CAROLINE RESENDE ZAGO

DISCENTE : CAROLINE RESENDE ZAGO
DATA : 10/07/2020
LOCAL: Sala C 16 Campus Blumenau

ENSINO MÉDIO INTEGRADO E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Altas Habilidades/Superdotação. Atendimento educacional especializado. Educação Especial e Inclusiva. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo e exploratório, vinculada ao curso de mestrado profissional em educação profissional tecnológica (ProfEPT) e que tem como tema a invisibilidade dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que frequentam o Ensino Médio Integrado (EMI) a Educação Profissional e Tecnológica nos campi do IFC (Instituto Federal Catarinense). Parte-se do pressuposto que a educação integral é um horizonte a se perseguir e deve levar em conta todos os estudantes, inclusive aqueles com AH/SD, oferecendo-lhes condições para desenvolverem ao máximo suas habilidades.  Alunos com AH/SD são público alvo da educação especial e têm garantidos nos dispositivos legais a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que deverá prover recursos e metodologias adequadas, bem como o enriquecimento curricular para o desenvolvimento adequado de suas potencialidades. No entanto, constatou-se, a partir da análise dos relatórios institucionais, a pouca visibilidade dos estudantes com AH/SD matriculados nos cursos de EMI nos campi do IFC, o que justifica a presente pesquisa. Partiu-se da investigação de quais conhecimentos seriam necessários aos profissionais das equipes de AEE (pedagogo, psicólogo, professor de AEE e TAE - técnico em assuntos educacionais) para reconhecimento e identificação dos estudantes com indicativos de AH/SD no EMI. O objetivo geral da pesquisa foi a elaboração do produto educacional - e-book sobre as AH/SD e o EMI. Para coleta de dados foram realizados questionários com os profissionais das equipes de AEE e entrevistas semiestruturadas com as professoras de AEE.  A análise dos dados foi realizada seguindo os princípios da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A elaboração do e-book partiu das necessidades pontuadas pelos profissionais, observados na coleta de dados, bem como a partir dos constructos teóricos aqui defendidos, que compreendem a inteligência e as AH/SD na concepção multidimensional. O e-book traz a possibilidade de contribuir com a formação continuada dos profissionais vinculados às equipes de AEE para identificação, reconhecimento e atendimento adequado do estudante com AH/SD no EMI, assunto ainda pouco pesquisado no Brasil. A aplicação do produto foi realizada pelo envio do e-book para leitura para os profissionais que participaram da coleta de dados - profissionais integrantes das equipes de AEE, que o avaliaram, através do questionário respondido em formulário eletrônico. Considerou-se a partir da análise dos resultados coletados no formulário, que o material atingiu satisfatoriamente os objetivos propostos. Conclui-se que, apesar de já se fazerem presentes políticas para o público alvo da educação especial na instituição, a educação integral e omnilateral para estudantes com AH/SD no EMI será possível quando também a situação de invisibilidade a qual se encontram esses estudantes for superada. Por sua vez, nesse processo, é fundamental a formação inicial e continuada tanto dos profissionais integrantes das equipes de AEE como do professor do EMI sobre a temática das AH/SD para que as características e comportamentos indicativos de AH/SD possam ser identificadas e que esses estudantes possam ser reconhecidos e incluídos nos cursos do EMI do IFC.

Interna - 2333130 - BERNADETE MACHADO SERPE
Presidente - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externa à Instituição - PAULA MITSUYO YAMASAKI SAKAGUTI
Notícia cadastrada em: 09/06/2020 13:47