Portifólio formativo: uma proposta de formação continuada sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis para inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado no contexto da EPT.
Estudantes cegos. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão escolar e Acessibilidade. Produto Educacional.
Esta pesquisa foi desenvolvida ao longo do Mestrado ProfEPT, tendo como área de concentração de estudos a Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, nosso olhar para a EPT constituiu-se sob o prisma da formação humana integral, a qual visa a indissociação da formação profissional e da educação básica, articulando ciência, trabalho, tecnologia e cultura no processo formativo de modo crítico e emancipatório dos estudantes, sobretudo de trabalhadores. Por investigarmos o processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, nosso estudo foi associado à linha de pesquisa práticas educativas em EPT. Com isso, tivemos como objetivo contribuir com a formação pedagógica de docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Catarinense, no tocante aos conhecimentos profissionais relacionados à inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação educacional, posto que, pelo fato de sermos docentes da instituição, entendemos que nosso olhar enquanto investigadoras esteve direcionado para a subjetividade dos processos escolares inclusivos, para os aspectos pedagógicos e organizacionais e para as relações interpessoais. Trabalhamos sob uma perspectiva de ação colaborativa e de construção de conhecimentos com os participantes da pesquisa. Os resultados obtidos a partir das coletas/produção de dados realizadas anunciaram a necessidade institucional de ampliar os conhecimentos relacionados à práticas pedagógicas inclusivas e a materiais didáticos acessíveis, condizentes com as necessidades específicas de estudantes cegos. Sendo assim, elaboramos e desenvolvemos em conjunto com os participantes uma formação continuada, que tinha como objetivo compartilhar conhecimentos introdutórios ao processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, com vistas a ampliar a realização de práticas pedagógicas inclusivas e a disponibilização de materiais didáticos acessíveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa formação foi desenvolvida em caráter experimental, em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com o intuito de avaliar e validar nosso produto educacional. As contribuições avaliativas dos participantes apontaram para necessidade de reestruturação da formação continuada, sobretudo em aspectos relacionados à carga horária e à quantidade de materiais disponibilizados. Dessa forma, após a análise das contribuições dos participantes, reorganizamos a formação continuada e a apresentamos em um portfólio formativo, o qual sugere uma perspectiva de continuidade no processo de formação de docentes e técnicos administrativos em educação. Por fim, em um nível pessoal, confirmamos nossa compreensão de que a formação de professores se dá no próprio ato da profissão, visto que percebemos que nossa ação docente foi ressignificada, aperfeiçoando nossos conhecimentos específicos e nossa prática pedagógica. Da mesma forma, consideramos que nossa pesquisa se apresentou relevante em nível institucional para a inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, ao passo que os conhecimentos específicos e didático-pedagógicos sistematizados, tanto neste artigo, quanto na formação continuada materializada como produto educacional na configuração de portfólio formativo, contribuem com a minimização de barreiras e com a ampliação da permanência, da participação e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica