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Banca de DEFESA: LUANA TILLMANN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANA TILLMANN
DATA : 16/07/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Sala C 16 Campus Blumenau
TÍTULO:

 

Portifólio formativo: uma proposta de formação continuada sobre práticas pedagógicas e materiais didáticos acessíveis para inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado no contexto da EPT.



PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes cegos. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Inclusão escolar e Acessibilidade. Produto Educacional.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Esta pesquisa foi desenvolvida ao longo do Mestrado ProfEPT, tendo como área de concentração de estudos a Educação Profissional e Tecnológica. Nesse sentido, nosso olhar para a EPT constituiu-se sob o prisma da formação humana integral, a qual visa a indissociação da formação profissional e da educação básica, articulando ciência, trabalho, tecnologia e cultura no processo formativo de modo crítico e emancipatório dos estudantes, sobretudo de trabalhadores. Por investigarmos o processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, nosso estudo foi associado à linha de pesquisa práticas educativas em EPT. Com isso, tivemos como objetivo contribuir com a formação pedagógica de docentes e técnicos administrativos em educação do Instituto Federal Catarinense, no tocante aos conhecimentos profissionais relacionados à  inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado. Para tanto, esta pesquisa foi desenvolvida sob abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação educacional, posto que, pelo fato de sermos docentes da instituição, entendemos que nosso olhar enquanto investigadoras esteve direcionado para a subjetividade dos processos escolares inclusivos, para os aspectos pedagógicos e organizacionais e para as relações interpessoais. Trabalhamos sob uma perspectiva de ação colaborativa e de construção de conhecimentos com os participantes da pesquisa. Os resultados obtidos a partir das coletas/produção de dados realizadas anunciaram a necessidade institucional de ampliar os conhecimentos relacionados à práticas pedagógicas inclusivas e a materiais didáticos acessíveis, condizentes com as necessidades específicas de estudantes cegos. Sendo assim, elaboramos e desenvolvemos em conjunto com os participantes uma formação continuada, que tinha como objetivo compartilhar conhecimentos introdutórios ao processo de inclusão escolar de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, com vistas a ampliar a realização de práticas pedagógicas inclusivas e a disponibilização de materiais didáticos acessíveis ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Essa formação foi desenvolvida em caráter experimental, em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem, com o intuito de avaliar e validar nosso produto educacional. As contribuições avaliativas dos participantes apontaram para necessidade de reestruturação da formação continuada, sobretudo em aspectos relacionados à carga horária e à quantidade de materiais disponibilizados. Dessa forma, após a análise das contribuições dos participantes, reorganizamos a formação continuada e a apresentamos em um portfólio formativo, o qual sugere uma perspectiva de continuidade no processo de formação de docentes e técnicos administrativos em educação. Por fim, em um nível pessoal, confirmamos nossa compreensão de que a formação de professores se dá no próprio ato da profissão, visto que percebemos que nossa ação docente foi ressignificada, aperfeiçoando nossos conhecimentos específicos e nossa prática pedagógica. Da mesma forma, consideramos que nossa pesquisa se apresentou relevante em nível institucional para a inclusão de estudantes cegos no Ensino Médio Integrado, ao passo que os conhecimentos específicos e didático-pedagógicos sistematizados, tanto neste artigo, quanto na formação continuada materializada como produto educacional na configuração de portfólio formativo, contribuem com a minimização de barreiras e com a ampliação da permanência, da participação e da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA SOARES WUO
Interno - 2095330 - CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
Presidente - 1757038 - SONIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 09/06/2020 13:41
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