Banca de DEFESA: VANIO DEMETRIO

DISCENTE : VANIO DEMETRIO
DATA : 10/07/2020
LOCAL: Sala C 16 Campus Blumenau

Formação para o mundo do trabalho ou para o mercado de trabalho?: Uma análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos técnicos em mecânica integrado ao Ensino Médio do IFC e IFSC

Institutos Federais. Formação integrada. Mundo do trabalho. Constelação

O trabalho analisa a proposta de educação profissional e tecnológica dos Institutos Federais de Educação a partir da formação integrada - formação para o mundo do trabalho - como contraponto à formação restrita ao mercado de trabalho. Busca responder se a referida proposta é atendida quando analisados documentos como os Projetos Pedagógicos (PPC) dos cursos técnicos em mecânica integrado ao Ensino Médio oferecidos pelo IFC e IFSC. Os documentos analisados deixam transparecer intencionalidades que distam da concepção de formação para o mundo do trabalho. Analisa também como os conteúdos de filosofia podem contribuir para a compreensão crítica da realidade ao buscar a reconstrução do conhecimento considerando suas múltiplas determinações no contexto das sempre renovadas condições de produção da vida humana, alternativa que se aproxima da proposta de construção do conhecimento por constelação de Theodor Adorno. O produto educacional foi uma sequência didática, aplicada em sala de aula, com objetivo de interagir com os alunos a proposta desenvolvida na pesquisa .

Presidente - 2109010 - EDUARDO AUGUSTO WERNECK RIBEIRO
Externo à Instituição - FERNANDO DE OLIVEIRA AMORIM