Banca de DEFESA: HENRIQUE PITT

DISCENTE : HENRIQUE PITT
DATA : 25/06/2020
LOCAL: Sala C 16 Campus Blumenau

A literatura marginal como chave hermenêutica no estudo da ditadura militar: uma sequência didática interdisciplinar como produto educacional na EPT.

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado, Sequência Didática, Literatura Marginal, Ditadura militar.

Este artigo integra a produção acadêmica necessária à validade de um produto educacional, denominado Tempoemas – golpes poéticos na ditadura militar: A utilização da Literatura Marginal em Geografia, História e Língua Portuguesa, para o estudo do período militar do Brasil (1964-1985), o qual foi proposto e experimentado a partir de pesquisa vinculada ao Mestrado do ProfEPT, do Instituto Federal Catarinense – Blumenau. O produto caracteriza-se como uma sequência didática interdisciplinar, com o qual pretende-se contribuir para o ensino em curso técnico integrado ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. A literatura proposta como chave de interpretação, neste trabalho caracterizada como hermenêutica, para o ensino em questão, foi pensada no viés da História Cultural, em diálogo com autores como Michel de Certeau, Roger Chartier, Paul Ricoeur, Jean-Claude Schmitt, e demais, em relação à proposta de politecnia da rede de Institutos Federais. Desse modo, o produto educacional oferta-se como uma possibilidade alternativa ao estudo do período militar, principalmente em relação ao caráter autoritário do regime a partir do AI-5, em 1968.

Externo à Instituição - CESAR ROMERO AMARAL VIEIRA - UNIMEP
Interno - 2095330 - CLADECIR ALBERTO SCHENKEL
Presidente - 2278161 - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Notícia cadastrada em: 20/05/2020 13:15