Banca de DEFESA: GLAUBER PEREIRA DE SOUZA

DISCENTE : GLAUBER PEREIRA DE SOUZA
DATA : 31/05/2020
LOCAL: Sala C 16 Campus Blumenau

Influência da abordagem textual em sala de aula no processo de desenvolvimento da compreensão leitora.

Compreensão textual. Ensino de Língua Portuguesa. Caderno didático-pedagógico. Educação profissional e tecnológica.

A dualidade estrutural da educação básica brasileira caracterizou ao longo da história um modelo de educação profissional e tecnológica centrado na aprendizagem de processos operacionais necessários à execução do trabalho, em detrimento de uma formação humanística geral que possibilitasse ao sujeito um entendimento crítico da sociedade humana. Junto a isso, constata-se a existência de uma quantidade de sujeitos escolarizados que, embora saibam ler e escrever, não possuem um desenvolvimento de leitura suficiente que lhes proporcione produzir sentidos a partir dos textos lidos. Se dentro de uma sociedade grafocêntrica a leitura é condição exigida para uma participação mais efetiva nas práticas sociais, desenvolvê-la no âmbito da educação profissional e tecnológica se torna imperativo, no movimento de superação da dualidade estrutural. Assim, visando estipular práticas pedagógicas que contribuam para melhorar a capacidade de compreensão textual dos alunos, elaborou-se a presente pesquisa, de caráter qualitativo e baseada na metodologia da pesquisa-ação, em que se construiu uma abordagem didática de trabalho com textos centrado na análise de aspectos de constituição da textualidade, incorporada à ideia de caminhada interpretativa proposta por Geraldi (1993). O trabalho foi realizado por meio de intervenções planejadas junto a um grupo de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química Integrado, do Instituto Federal Catarinense – campus Brusque – durante 10 encontros pedagógicos. A partir das discussões promovidas com os sujeitos participantes e da análise de questionários, ao longo da pesquisa foram gerados dados que permitiram depreender a necessidade de uma prática constante de atividades textuais nas aulas de Língua Portuguesa, para que se amplie entre os discentes a habilidade de ler e compreender textos. Dessa constatação, criou-se um produto educacional no formato de caderno didático-pedagógico dirigido a professores do ensino médio integrado, com apontamentos que ressaltam aspectos considerados relevantes na formulação de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da compreensão textual.

Interno - 2321339 - BRUNO NUNES BATISTA
Interna - 2333140 - INGE RENATE FROSE SUHR
Externo à Instituição - VANESSA ARLÉSIA DE SOUZA FERRETI - UEMS
Externa à Instituição - JOSA COELHO DA SILVA IRIGOITE